In Skené é a Companhia de Teatro Residente do Auditório Municipal

Companhia de Teatro Residente - novembro 2016

Luís Filipe Araújo e João Ferreira assinaram o protocolo / Foto: Pedro Santos Ferreira

Os In Skené – Teatro de Amadores de Gondomar e a Câmara Municipal de Gondomar formalizaram, a 11 de novembro, a criação da Companhia de Teatro Residente do Auditório Municipal.

“Esta [In Skené] vai passar a ser a companhia residente do Auditório Municipal de Gondomar”. Foi desta forma que Luís Filipe Araújo, vereador da Cultura do Município de Gondomar, assinalou a criação inédita de uma Companhia de Teatro Residente no concelho. O In Skené – Grupo de Teatro de Amadores de Gondomar, fundado em 2009, foi o grupo eleito pelo Município.

“O que contou mais para a concretização deste protocolo foi a confiança mútua desenvolvida entre a autarquia e os In Skené, que foi fundamental para que este protocolo se realizasse”, afirma o vice-presidente da Câmara de Gondomar.

Para o autarca, o objetivo “é proporcionar uma oferta regular de qualidade no Auditório Municipal”. “Queremos oferecer ao público teatro de qualidade. Associado a isso existe um compromisso do Município para proporcionar à companhia residente todas as condições para que atinjam os objetivos finais”, refere Luís Filipe Araújo.

Desta forma, o acordo prevê uma oferta teatral reforçada, mais ensaios, alojamento dos cenários e equipamento técnico apropriado para a companhia residente.

Ao nosso jornal, João Ferreira, presidente da direção do In Skené, salienta “o grande reconhecimento do trabalho realizado”. “Para os In Skené, o protocolo é uma recompensa por tudo o que temos feito. Reconhecemos que poderá ter sido uma decisão difícil, face aos vários grupos teatrais que existem no concelho, mas não podemos deixar de sublinhar o nosso orgulho”, conclui o dirigente.

Após a assinatura do protocolo da Companhia de Teatro Residente do Auditório Municipal de Gondomar, realizou-se uma tertúlia sobre teatro.

Refira-se que desde 2009, o In Skené – Grupo de Teatro de Amadores de Gondomar realizou mais de 60 sessões de teatro no concelho e trouxe sete mil espectadores ao teatro.

, , , ,