Inaugurada Universidade Sénior de Rio Tinto

Universidade Sénior de Rio Tinto / Arquivo Vivacidade

Universidade Sénior de Rio Tinto / Arquivo Vivacidade

Foi oficialmente inaugurada, a 30 de outubro, a Universidade Sénior de Rio Tinto (USRT). A Escola Secundária de Rio Tinto (ESRT) associou-se ao projeto da Junta de Freguesia e acolheu a inauguração da nova unidade.

“O projeto já estava pensado há muito tempo”, começou por garantir Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, em entrevista ao Vivacidade. “Este projeto era uma das necessidades da freguesia”, acrescenta, e, agora é uma realidade.

Com mais de 200 inscrições, a USRT inaugurou a 30 de outubro na ESRT e inclui disciplinas como Ambiente e Sustentabilidade, Artes Decorativas, Francês, Inglês, Informática, Internet, Hidroginástica [nas Piscinas Municipais] ou – mais recentemente – História de Rio Tinto.

As aulas tiveram início a 3 de novembro e Nuno Fonseca, caracterizou este início como “extremamente positivo.” “Ultrapassou as nossas expectativas. O espaço na ESRT foi recentemente alargado mas verificamos que já não era suficiente para tantos alunos, quer da escola, quer da universidade, por isso vamos ter novos polos da Universidade Sénior, onde os alunos vão ter aulas”, esclareceu.

Centro Cultural de Rio Tinto vai acolher sede da USRT

A inauguração da USRT realizou-se na Escola Secundária de Rio Tinto / Arquivo Vivacidade

A inauguração da USRT realizou-se na Escola Secundária de Rio Tinto / Arquivo Vivacidade

Durante a inauguração da Universidade, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, revelou que o Centro Cultural irá brevemente reabrir ao público com pelo menos duas finalidades: um posto da Câmara para descentralizar alguns serviços do município e a sede da Universidade Sénior de Rio Tinto. Marco Martins mostrou-se disponível para “apadrinhar” a USRT, numa cerimónia onde também discursou o presidente da RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade), Luís Jacob, o presidente da Junta de Freguesia, Nuno Fonseca e a diretora do agrupamento escolar, Luísa Pereira.

“Infelizmente o Centro Cultural de Rio Tinto esteve fechado durante muitos anos e precisa rapidamente de uma intervenção da Câmara para reabilitar aquele espaço. A minha vontade é reabrir o Centro Cultural o mais rapidamente possível”, explicou ao Vivacidade, o presidente da Junta de Rio Tinto.

Universidade Sénior de Gondomar inspirou projeto de Rio Tinto

, , ,