IV Trail Santa Iria espera 1500 participantes

Trail Santa Iria

A prova exige uma boa preparação física / Foto: DR

A 4ª edição do Trail Santa Iria, prova organizada pela Associação Branzelo Ativo, realiza-se a 7 de fevereiro e deverá contar com 1500 atletas que irão percorrer os trilhos das serras de Santa Iria, Flores e Banjas.

No total são 37 quilómetros traçados entre o lugar de Branzelo, na União das Freguesias de Melres e Medas, e as serras de Santa Iria, Flores e Banjas, que vão pôr à prova a resistência de cerca de 1500 atletas inscritos na 4ª edição do Trail Santa Iria (TSI).

Ao Vivacidade, Altino Rocha, organizador da prova, destaca o percurso da prova, “um dos maiores de Gondomar”, e a “inovação em todas as edições” como principais atrativos do TSI para os adeptos do trail.

“Uma das nossas vantagens é a possibilidade de alterarmos os percursos de um ano para o outro. Inclusivamente procuramos explorar sítios que a comunidade local não conhece e, nos primeiros dois anos, até fomos criticados por isso mas também procuramos envolver os habitantes locais na prova”, afirma Altino Rocha.

À espera dos participantes estão quatro vertentes da prova, dos oito aos 37 quilómetros, traçados nas encostas do rio Douro. O terreno possui zonas acidentadas e um “sobe e desce” constante.

Quanto à inclusão da prova no Circuito Nacional de Trails, ideia avançada ao nosso jornal na terceira edição, o organizador rejeita a possibilidade para “não desvirtuar a imagem e o espírito de convívio do TSI”.

O organizador lamentou ainda a “dificuldade em encontrar apoios” para a realização do evento desportivo. O Trail Santa Iria é organizado pela Associação Branzelo Ativo e a Comissão de Festas de Santa Iria de Branzelo 2016 e conta com o apoio da Câmara Municipal de Gondomar, da União de Freguesias de Melres e Medas e de entidades locais.

Prova contribui para renovação da sede da associação

Ao Vivacidade, Altino Rocha, da Associação Branzelo Ativo, admite que parte do valor das inscrições do TSI poderá contribuir para a realização de obras de remodelação na sede da coletividade que organiza a prova. “Neste momento já começamos a obra para ocuparmos aquele espaço. Queremos criar ali um edifício polivalente que sirva de salão de atividades e de espaço para acolher as pessoas da comunidade local”, conclui o organizador do Trail Santa Iria.

As distâncias do Trail Santa Iria
Trail – 37 km’s;
Trail curto – 17km’s;
MiniTrail – 10km’s;
Caminhada – 8km’s;

, , , ,