Jantar Solidário volta a doar cerca de seis mil euros ao Centro Paroquial de Baguim

Jantar Solidário - maio 2019

O jantar solidário voltou a repetir-se no restaurante O Cardeal / Foto: Direitos Reservados

No dia 20 de maio, a sociedade civil baguinense voltou a promover um jantar solidário no restaurante O Cardeal, em prol do Centro Paroquial de Baguim do Monte. A iniciativa juntou cerca de seis mil euros.

Pelo sexto ano consecutivo, o restaurante O Cardeal voltou a juntar clientes e amigos num jantar solidário a favor do Centro Social e Paroquial de Baguim do Monte. No total, cerca de 150 pessoas angariaram perto de seis mil euros que irão reverter, na totalidade, para esta IPSS.

“O Centro Social, todos os anos, utiliza o dinheiro para as coisas que lhe fazem falta. O que nos importa é que o dinheiro chegue e que seja bem gasto. Além disso, notamos que as pessoas vêm de boa vontade. Muitas que queriam vir não puderam, porque já nem tinham lugar. Portanto, mais uma vez, a procura foi maior que a oferta”, admite Francisco Laranjeira, do restaurante O Cardeal.

Por sua vez, Lucindo Silva, pároco de Baguim do Monte, mostra-se agradado com o apoio da comunidade ao Centro Social e Paroquial. “Este evento contribui para um equilíbrio financeiro, porque temos que ter uma resposta de qualidade para as pessoas e queremos tratá-las bem. Para termos um equilíbrio financeiro, os utentes sofrem na qualidade do serviço. Em vez de termos uma equipa de oito pessoas para cada turno, podíamos ter equipas de sete, de maneira a poupar em salários, mas ao tirar um funcionário diminuímos a qualidade e exigência de serviços. Não queremos que isso aconteça”, admite o pároco.

Também representado nesta iniciativa, o Município de Gondomar, através do vereador Carlos Brás, fez notar “o exemplo de mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais”. De acordo com o autarca, “a evidência que instituições como o Centro Paroquial de Baguim tem dinâmicas próprias de sustentabilidade da sua obra e que não se limitam a passivamente aguardarem pelos subsídios”, é benéfica e vantajosa para todos, considerou o autarca.

Em 2020, a iniciativa deverá repetir-se, uma vez mais.

, , , ,