João Pereira conquistou medalha de bronze de boccia

João Pereira e Luís Pereira - março 2016

João Pereira acompanhado pelo pai / Foto: Pedro Santos Ferreira

João Pereira, atleta de boccia do FC Porto, alcançou nos dias 27 e 28 de fevereiro a medalha de bronze do Campeonato Nacional – Zona Norte, em Paredes.

João Pereira, gondomarense, fez parte da comitiva do FC Porto medalhada no Campeonato Nacional – Zona Norte. O atleta de boccia conquistou a medalha de bronze na categoria BC2 e repetiu a classificação que tinha obtido no ano passado.

“Este campeonato garante o apuramento para o campeonato nacional onde vão estar em competição os oito melhores da zona sul, da zona norte e das ilhas. São apurados os melhores que depois disputam o campeonato nacional, em maio, em Setúbal”, explica ao Vivacidade.

João considera o título “importante para conferir visibilidade à modalidade e ao desporto adaptado”, além de permitir ao atleta manter a 5ª posição no ranking nacional, composto por 32 atletas.

O jovem gondomarense treina diariamente na Escola Secundária de Gondomar (ESG) e agradece a Lília Silva, presidente do Conselho Executivo da ESG o apoio que a instituição tem dado.

“A minha motivação é chegar à seleção nacional, onde já estive em 2012. Representar Portugal é o meu grande objetivo. Julgo que este ano ainda não será possível porque vão optar por jogadores mais experientes”, afirma João Pereira.

O praticante de boccia na classe BC2 começou a competir aos 16 anos e cedo integrou a equipa do FC Porto, onde compete há sete anos. Para o atleta “há um grande trabalho por trás da modalidade”.

“É um jogo de estratégia e de concentração. Tentamos sempre explorar as fragilidades do nosso adversário. Quando o adversário está a jogar já temos que saber antecipar o movimento. Uma má decisão estraga o jogo”, conclui João Pereira.

O gondomarense é acompanhado pelo pai, Luís Pereira, desde o início da carreira.

Títulos:
2012 – 2° lugar – Campeonato Nacional – Zona Norte;
2013 – 3°lugar – Campeonato de Portugal;
2015 – 3° lugar – Campeonato Nacional – Zona Norte;
2016 – 3° lugar – Campeonato Nacional – Zona Norte;

, , , ,