Jogos Salesianos trazem cerca de 2000 participantes ao Multiusos de Gondomar

Jogos Nacionais Salesianos - abril 2019

José Cordeiro dirige o Colégio Salesianos do Porto / Foto: Pedro Santos Ferreira

Está prestes a ter início a 26ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. A iniciativa terá lugar entre 1 e 4 de maio e trará ao concelho cerca de 2000 participantes, dos 8 aos 18 anos. A organização fica a cargo dos Salesianos do Porto.

No Colégio Salesianos do Porto já se ultimam os preparativos para a 26ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. Esta será a primeira vez que o Colégio do Porto organiza o evento, condição que levou a instituição a optar pelo Multiusos de Gondomar, que será o centro nevrálgico das competições.

São esperados cerca de 2000 participantes, mais familiares e amigos, oriundos de todo o território nacional, que durante quatro dias vão pernoitar no concelho de Gondomar e no Colégio Salesianos do Porto.

“Estamos muito ocupados com esta iniciativa, porque implica arranjar alojamento para todas as pessoas. Geralmente, tudo o que implica a organização dos jogos é uma tarefa difícil. Por isso, foi preciso a ajuda da Câmara Municipal de Gondomar, da Ala Nun’Álvares, do Multiusos, da Escola Secundária de Gondomar e das Piscinas Municipais para dar apoio nos espaços para os jogos. Felizmente o Município de Gondomar tem sido um grande apoio para nós”, adianta o padre José Cordeiro, responsável pela direção do Colégio Salesianos do Porto.

Só no futsal são esperados cerca de 700 atletas, com os vários torneios a decorrerem em simultâneo em Gondomar e no Porto. Mas o que levou os Salesianos do Porto a escolher Gondomar? “É simples, o Município reúne condições ideais para a prática desportiva. Além disso, tem uma forte proximidade afetiva aos nossos alunos e funcionários. Muitos deles são de Gondomar”, afirma José Cordeiro.

Para o primeiro dia do evento, está a ser preparada uma cerimónia de abertura dos Jogos Nacionais Salesianos, que ficará a cargo dos alunos do Colégio Salesianos do Porto. O espetáculo está marcado para as 21h30, no Multiusos de Gondomar.

Ao Vivacidade, José Cordeiro salienta ainda as parcerias estabelecidas com as paróquias gondomarenses, onde os atletas irão pernoitar. Só em Gondomar, refira-se, ficarão alojados cerca de 800 participantes.

“O entusiasmo na preparação dos 26º Jogos é visível e está presente em todos os alunos. Muitos deles abdicaram das Férias da Páscoa para ensaiar e prepararem-se em todos os momentos disponíveis. É, de facto, um fator de entusiasmo para eles”, conclui o padre José Cordeiro.

Os Jogos Nacionais Salesianos vão contar com jogos de futsal, basquetebol, voleibol, karaté, xadrez, ténis de mesa e natação em diversos equipamentos desportivos.

Alunos estão preparados para o grande evento
Maria Cerqueira, aluna do Colégio Salesianos do Porto
“Está a ser tudo bem preparado, temos o apoio dos nossos amigos e dos professores, estamos sempre com alegria e tem sido uma grande aventura”

João Castro, aluno do Colégio Salesianos do Porto
“É bom ver que estamos todos envolvidos, eu e todos os outros. Por norma já somos muito unidos, mas os Jogos vieram reforçar esse sentimento de união e pertença aos Salesianos”

, , , , ,