Jornadas Culturais da SC Dez de Junho prolongam-se até 22 de julho

Jornadas Culturais - junho 2018

Indalécio Paiva, presidente da direção da SC Dez de Junho / Foto: Pedro Santos Ferreira

As Jornadas Culturais da Sociedade Columbófila Dez de Junho tiveram início a 9 de junho e vão prolongar-se até 22 de julho, no lugar de Broalhos. A 20ª edição encerra com o 10.º Encontro de Música Tradicional.

São 20 edições consecutivas das Jornadas Culturais da SC Dez de Junho, coletividade sediada na União das Freguesias de Melres e Medas. O evento visa demonstrar as principais atividades da associação recreativa através de um vasto programa que se prolongará até 22 de julho.

As iniciativas arrancaram a 9 de junho, com a inauguração da exposição “Passado, presente… futuro”, que ficará patente até ao último dia das vigésimas Jornadas Culturais.

No dia 10 de junho, Dia de Portugal, realizou-se a sessão solene comemorativa do 38.º aniversário da SC Dez de Junho. A efeméride contou com demonstrações de dança, música e teatro. No mesmo dia, realizou-se ainda uma apresentação teatral do grupo “Era uma vez… teatro”, da Associação do Porto de Paralisia Cerebral.

“As jornadas tornaram-se uma mostra das atividades que realizamos na coletividade. Começou por ser um Sarau de Dança, antes de se tornar no que é hoje. A iniciativa foi crescendo e atingiu uma dimensão próxima de um festival, um evento mais alargado”, afirma Indalécio Paiva, presidente da direção da SC Dez de Junho.

De acordo com o dirigente associativo, considera as Jornadas Culturais “a iniciativa mais relevante da associação” e mostra-se satisfeito com a adesão da população às diversas atividades que constam da programação.

A 20ª edição das Jornadas Culturais vão encerrar a 22 de julho com o 10.º Encontro de Música Tradicional. No dia 21 terá lugar o 20.º Festival de Dança.

As Jornadas Culturais contam com os apoios da Câmara Municipal de Gondomar, da União das Freguesias de Melres e Medas e da Federação das Coletividades do Concelho de Gondomar.

A SC Dez de Junho foi fundada em 1980 e tem cerca de 400 associados.

Dez de Junho vai homenagear ex-presidentes da direção
No último dia das Jornadas Culturais, 22 de julho, a direção da SC Dez de Junho vai homenagear dois ex-presidentes da coletividade: António Gonçalves e António Paiva.

“Queremos que seja um ato simbólico e uma surpresa para os familiares dos homenageados”, conclui Indalécio Paiva.

, , , , ,