José Costa e Silva e Manuel Silveira homenageados pela Cidade de Rio Tinto

23.º Aniversário Cidade de Rio Tinto - junho 2018

A cidade de Rio Tinto comemorou o 23.º aniversário / Foto: Pedro Santos Ferreira

Rio Tinto está a comemorar o 23.º aniversário da elevação a cidade. No dia 21 de junho, teve lugar a sessão solene comemorativa na Junta de Freguesia de Rio Tinto. José Costa e Silva e Manuel Silveira foram os homenageados deste ano.

De 8 a 30 de junho, as Juntas de Freguesia de Baguim do Monte e Rio Tinto estão a unir esforços para comemorar o 23.º aniversário de elevação ao estatuto de cidade. O ponto alto das comemorações teve lugar no salão nobre da Junta de Rio Tinto, que este ano preside às comemorações.

Este ano, as medalhas de mérito da cidade foram entregues a José Costa e Silva, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários da Areosa-Rio Tinto (BVART), e Manuel Silveira, fundador da Fundação Nuno Silveira. Os ilustres riotintenses passam agora a figurar numa curta lista de personalidade de mérito riotintense.

“É uma enorme honra receber esta distinção. Divido-a com quem confiou em mim e quem esteve sempre ao meu lado. Quero ainda agradecer à minha família que tantas vezes se viu privada da minha companhia”, disse o ex-comandante dos BVART.

Manuel Silveira, representado pelo filho, também foi distinguido nesta sessão. “O meu pai tem feito grandes conquistas. Tentou sempre ajudar Gondomar e as freguesias em que se inseres, por isso creio que esta homenagem é inteiramente merecida”, disse ao receber a medalha.

À semelhança dos anos anteriores, os membros de ambas as Assembleias de Freguesia tiveram também a oportunidade de pronunciar-se sobre a cidade de Rio Tinto [ver caixa] num dia especial, marcado pela inauguração do Parque Urbano de Rio Tinto.

Após as boas-vindas dos presidentes das Assembleias de Freguesia, Eugénio Saraiva e Nuno Coelho, a sessão alargou-se ainda aos presidentes das Juntas de Baguim e de Rio Tinto, Francisco Laranjeira e Nuno Fonseca, respetivamente.

O autarca de Rio Tinto considerou o dia “extremamente importante para a cidade”, ao passo que o responsável baguinense considerou a freguesia “parada há duas décadas”, tendo, contudo, manifestado a vontade de corrigir o rumo de desenvolvimento até 2021.

A sessão solene contou ainda com a presença de Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, que lembrou que o futuro da cidade de Rio Tinto “não é de prédios ao alto, é dos cidadãos”. “Queremos dar passos sustentados para não voltarmos a onerar as gerações futuras. Hoje vale a pena viver nesta cidade e estamos todos de parabéns pela sua evolução nos últimos anos”, referiu Marco Martins.

As comemorações do 23.º aniversário da cidade de Rio Tinto ficarão concluídas a 30 de junho, pelas 15h30, com uma Festa da Espuma, no Polidesportivo do Crasto, em Baguim do Monte.

Forças políticas pronunciaram-se sobre a cidade
Marta Macedo, representante CDU:
“É importante que o planeamento da cidade possa ser feito num espírito de ampla participação de todos. Há ainda uma parca oferta de serviços de proximidade, falta um espaço de realização de eventos culturais mais alargados e um novo pavilhão gimnodesportivo”

Joaquim Figueiredo, representante Movimento Valentim Loureiro:
“O Parque Urbano de Rio Tinto é uma obra que merece todos os elogios, por ser da maior necessidade para esta cidade. É significativo que tenha sido inaugurada nesta data, que simboliza o aniversário de elevação a cidade”

Bruno Pinto, representante coligação PSD/CDS-PP:
“A cidade de Rio Tinto atingiu a maioridade há cinco anos. Está na altura de fazer jus à sua idade e de se afirmar como cidade-modelo. Além disso, também é preciso esbater fronteiras geográficas entre Rio Tinto e Baguim do Monte”

Frederica D’Armada, representante Partido Socialista:
“Nunca o progresso foi tão rápido e visível como nos últimos anos, durante os executivos socialistas. Hoje, Rio Tinto é um espaço de liberdade, onde não faltam oportunidades. Uma cidade é uma obra inacabada, mas temos atravessado uma fase de grande desenvolvimento”

, , , , ,