Junta de Rio Tinto inaugurou Parque Infantil da Cidade Jovem

Parque Infantil da Cidade Jovem - Rio Tinto

O Parque Infantil tem despertado a curiosidade dos mais novos / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Junta de Freguesia de Rio Tinto inaugurou, a 28 de novembro, o Parque Infantil da Cidade Jovem, situado junto à paragem de metro da Venda Nova. O equipamento com baixo índice de vandalismo está agora ao dispor dos riotintenses.

As crianças que habitam na Cidade Jovem, em Rio Tinto, têm desde o fim do mês passado um novo parque infantil, um espaço inaugurado pelo executivo da Junta de Rio Tinto, responsável por um investimento de 47.600 euros naquela área.

Ao Vivacidade, Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, destaca o “cumprir de mais um compromisso assumido nas eleições autárquicas de 2013”. Para o autarca, o espaço de entretenimento para as crianças e jovens “vem suprir uma lacuna numa das zonas com maior densidade populacional e uma das localidades onde habita uma população mais jovem.”

No discurso inaugural do equipamento, perante dezenas de riotintenses, Nuno Fonseca sublinhou a necessidade dos responsáveis pelos vários pelouros da Junta abdicarem de uma parte do orçamento disponível para a realização do Parque Infantil da Cidade Jovem. “Este é um trabalho de equipa da Junta de Rio Tinto porque todos nós tivemos que abdicar de uma parte da receita que tínhamos para realizar este investimento”, disse o autarca.

Contudo, segundo o presidente, o parque que fica agora ao dispor dos mais novos apresenta “baixos índices de vandalismo e está equipado com equipamentos em aço, à prova de fogo e inquebráveis”.

“As pessoas estavam ansiosas por este equipamento e sabemos que mesmo antes de ser inaugurado as crianças já tinham avançado o gradeamento para experimentar estes equipamentos”, referiu Nuno Fonseca, antes de abrir as portas do parque às crianças que marcaram presença na inauguração.

A Câmara Municipal de Gondomar fez-se representar pela Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, Mónica Antunes.

Novo espaço verde para os riotintenses

O Parque Infantil da Cidade Jovem constitui também um novo espaço verde para a população de Rio Tinto, onde outrora se encontrava um vazio urbano. “Tivemos o cuidado de fazer um arranjo urbanístico estético porque queríamos embelezar este espaço”, explica Nuno Fonseca.

Equipamentos topo de gama

O investimento da Junta de Rio Tinto traduz-se na aposta nos equipamentos infantis da marca Husson International, o maior fabricante mundial nesta área, que após alguns anos sem representação em Portugal, vê em Rio Tinto a reintrodução dos seus equipamentos. “Este é o primeiro equipamento deste teor e com este índice de qualidade instalado em Portugal”, afirma o autarca.

, , , ,