Junta de Rio Tinto lançou livro de fotografias da freguesia

Livro Rio Tinto - junho 2019

Nuno Fonseca, presidente da Junta, com o livro “Rio Tinto” / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Junta de Rio Tinto realizou, no dia 14 de junho, a sessão de lançamento do livro de fotografias com o título desta freguesia. A obra conta com fotografias de José Manuel Soares e texto de Ana Rita Soares.

Editado em maio, o livro “Rio Tinto” foi apresentado em cerimónia pública este mês, numa sessão de lançamento realizada no Centro Cultural de Rio Tinto. A iniciativa contou com as presenças de Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Soares, fotógrafo, e Ana Rita Soares.

A obra pretende ser “uma pequena mostra de Rio Tinto e das suas gentes, que faz justiça ao passado ao presente e ao futuro da cidade”, de acordo com a nota emitida pela Junta de Freguesia local.

Ao Vivacidade, José Soares, autor das fotografias do livro, mostra-se satisfeito com o produto final que diz ter “um significado especial” pela ligação afetiva à cidade e pela herança familiar, “muito ligada a Rio Tinto”.

“O meu tio, David Ferreira Soares, era um jornalista de Rio Tinto nas décadas de 30 e 40. Era um correspondente de Rio Tinto para o mundo e tinha um grande arquivo histórico e fotográfico de Rio Tinto, que procurei aproveitar. Além disso, este trabalho significou muito para mim, porque permitiu-me homenagear o meu pai que guardou o espólio do seu irmão religiosamente”, refere.

No livro podem ver-se os locais mais icónicos de Rio Tinto, bem como as suas gentes, coletividades e instituições sociais, culturais, políticas e desportivas.

Para Nuno Fonseca, o livro “é mais uma prova que Rio Tinto somos mesmo todos nós”. “Neste livro podemos ver um bocadinho de todos as agentes que fazem a freguesia de Rio Tinto, desde a Educação ao Desporto, Cultura, Área Social… a acrescentar a isso, é curioso a última fotografia estar relacionada com o novo passadiço que ainda não foi inaugurado, mas que nos dá uma ideia de continuidade e futuro desta cidade”, concluiu o autarca.

O livro “Rio Tinto” será o livro do mês em julho e poderá ser adquirido no edifício da Junta de Rio Tinto ao longo do próximo mês.

, , , ,