Junta de Rio Tinto vai comemorar o 45.º aniversário do Dia da Liberdade

25 de Abril - abril 2019

Nuno Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

À semelhança de anos anteriores, a Junta de Freguesia de Rio Tinto não vai passar ao lado do 45.º aniversário do Dia da Liberdade. Em Rio Tinto, as comemorações têm início na noite de 24 de abril com a tradicional sessão solene da Assembleia de Freguesia.

Em ano de data redonda, a Junta de Rio Tinto não vai passar ao lado da comemoração do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos. Desta forma, a tradição continuará a manter-se com a habitual sessão solene da Assembleia de Freguesia a ter lugar na véspera de feriado, pelas 21h30, no jardim do edifício da Junta. Caso chova, a iniciativa terá lugar no salão nobre desta autarquia.

A par das tradicionais intervenções políticas de todos os membros representados na Assembleia de Freguesia de Rio Tinto, haverá espaço para um momento musical, protagonizado por um grupo de cântico de intervenção, numa iniciativa intitulada “Espetáculo de Jograis”, protagonizada pela Quadrilha B, de Álvaro Vilaverde e Onofre Varela.

“No dia 25 de abril, temos o programa oficial com o hastear da bandeira e o concerto da Banda S. Cristóvão de Rio Tinto”, afirma Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto.

Questionado pelo nosso jornal sobre a importância de celebrar o Dia da Liberdade, Nuno Fonseca é perentório: “este dia trouxe-nos liberdade de escolha”. Havia eleições, não eram era democráticas. Eu acho que é uma das grandes conquistas, se não a maior do nosso país. É uma marca que ninguém pode negar, porque não há nenhum desenvolvimento nem nenhum problema, em qualquer canto, onde estejam lá os autarcas, por menor que seja o problema, está sempre lá alguém. Quem desempenha funções numa freguesia tem de se lembrar disso, nada é perfeito e a democracia mostra as imperfeições das pessoas, mesmo assim ainda é a melhor forma de representação política”, acrescenta o autarca.

Está também prevista uma sessão dedicada ao tema do 25 de Abril na próxima edição das Conversas Culturais de Rio Tinto. A iniciativa terá lugar a 26 de abril, pelas 21h30, no Centro Cultural de Rio Tinto.

Até ao fecho desta edição, não foi possível apurar o nome do convidado desta sessão.

Há mais autarquias a celebrar a Revolução dos Cravos
Além de Rio Tinto, os 45 anos do 25 de Abril de 1974 também estão a ser assinalados pela Câmara Municipal de Gondomar e pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Até ao fecho desta edição foi também possível apurar que a União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim também vai proceder ao tradicional hastear das bandeiras nos edifícios das Juntas de Freguesia.

, , , ,