Juventus da Triana: formação é segredo para o sucesso

Juventus da Triana FC - Torneio Manolito 2015

O sucesso do clube é fruto da aposta na formação / Foto: Direitos Reservados

Sediado na Rua da Escola, em Rio Tinto, o Juventus da Triana Futebol Clube dispensa apresentações. O clube comemora em setembro o 41.º aniversário e, em entrevista ao Vivacidade, a direção confirma a aposta na formação como “ideia base do projeto”.

 “A nossa ideia é privilegiar a formação e dar continuidade ao trabalho desenvolvido em todos os escalões”, começa por dizer Luís Álvaro, presidente recém-eleito da direção do Juventus da Triana FC. O dirigente sucede a José Abreu mas mantém a aposta na formação “para mais tarde poder chegar aos seniores com passos consistentes”.

A criação do escalão de seniores continua a ser o sonho da direção mas os elevados requisitos financeiros fundamentam a cautela da direção do clube riotintense.

Contudo, é na formação que está a “ideia base do projeto” e a aposta já fez o clube poupar “umas coroas boas” na inscrição de atletas para a temporada 2015/2016. “Com a entrada de um ou outro atleta em cada escalão e a saída de alguns, conseguimos poupar uma diferença de um quarto do valor que gastamos no ano passado. Interessa pouparmos dinheiro”, admite Manuel Pinto, tesoureiro do clube.

Segundo Luís Álvaro, o segredo está na abertura do clube “a pobres e ricos”, que tem captado a atenção dos pais e atletas mais novos. “Aqui todos os que quiserem jogar, jogam. Não somos nós que decidimos se vai jogar ou não, mas se é pobre ou rico, para nós é indiferente. O valor que cobramos é dos mais baixos do concelho porque os atletas só pagam 7,5 euros por mês”, refere o presidente do Juventus da Triana FC.

A cobrança deste valor é para a Juventus da Triana uma necessidade face aos preços praticados pela Associação de Futebol do Porto (AFP).

Para os atletas fica a ligação ao clube “mesmo quando vão embora”. “Já temos ex-jogadores a começar como diretor de escalões. É a tal continuidade que temos aqui”, conclui Manuel Pinto.

No dia 27 de setembro a Juventus da Triana FC realiza a romagem ao cemitério da Triana em honra aos sócios falecidos (10h), o hastear da bandeira do clube (11h) e a entrega dos emblemas de prata aos sócios (11h15).

 

, , ,