Lelo e Zezinha: Aurélio e Maria José Vieira inspiram os cartoons do Vivacidade

2.º Aniversário Lelo e Zezinha

José Vaz (ao centro) com os avós “Lelo e Zezinha” / Foto: Pedro Santos Ferreira

Em dezembro de 2013 as personagens Lelo e Zezinha vieram para ficar no jornal Vivacidade. Desde então ocupam um espaço mensal no nosso jornal e o sucesso do cartoon já chegou à internet e televisão. Dois anos depois, fomos conhecer a história dos protagonistas que inspiram os desenhos.

Dois anos após o primeiro cartoon – ainda a preto e branco – Aurélio Vieira, (idade), e Maria José Vieira, (idade), já convivem com a “fama” de dar corpo às personagens Lelo e Zezinha, os protagonistas da tira de cartoon mensal do jornal Vivacidade. Os heróis das histórias retratadas por José Vaz, 29 anos, neto do casal, licenciado em Design e Comunicação Multimédia na Escola Superior Artística do Porto, apareceram após uma “oportunidade de preencher o espaço dedicado ao cartoon no Vivacidade”, explica o autor, que não hesitou em escolher os avós como personagens principais. “Para mim faz sentido desenhar os meus avós porque mais ninguém os conhece ao ponto de os conseguir desenhar e eu tinha que o fazer”, afirma José Vaz.

Os avós reveem-se nas personagens e já são conhecidos pelos vizinhos como “Lelo e Zezinha”, contudo o primeiro cartoon deixou-os surpreendidos e orgulhosos pelo trabalho do neto. “Para mim e para a minha mulher foi uma surpresa aparecermos desenhados no jornal”, refere Aurélio Vieira.

O sentimento é partilhado por Maria José que destaca um cartoon em particular como preferido. “Para mim, um dos melhores desenhos é aquele da igreja em que eu mando calar quem está a tossir e depois começo a tossir também. Ri-me muito com esse desenho”, confessa a Zezinha.

Ao Vivacidade, José Vaz admite que os cartoons nem sempre espelham as opiniões dos avós. “Às vezes tenho ideias para desenhar e tento imaginar o que é que os meus avós fariam num determinado contexto e surgem sempre situações cómicas porque a minha avó é mais extrovertida e o meu avó é mais cuidadoso. Eles completam-se muito bem”, diz o designer.

“Quando fomos a Lisboa foi uma loucura de chamadas”

Em agosto, avós e neto foram convidados do programa “Você na TV”, da TVI. A ida à televisão reforçou a popularidade dos desenhos animados e nesse dia o Facebook oficial da série recebeu o maior número de “gostos” desde a sua fundação. Maria José recorda com entusiasmo a ida a Lisboa. “Foi uma loucura de chamadas. Não esperava ter tanta gente a ver-nos de manhã porque nem todas as pessoas podem ver o programa de manhã, mas foi um sucesso”, afirma a protagonista.

Lelo e Zezinha, agora em vídeo

O próximo passo é transportar a série animada para o YouTube. “Estou neste momento a preparar umas animações em vídeo e quero fazer uma série com episódios de 10 minutos. A ideia é retratar histórias maiores com o Lelo e a Zezinha”, comenta o autor.

O primeiro vídeo da série de animação tem data de lançamento prevista para o dia 6 de janeiro no YouTube.

Entretanto o cartoon mensal continuará a ser publicado nos jornais Vivacidade e VivaDouro

, ,