Lipor recicla há 32 anos em Gondomar

Em 1982, a Lipor foi constituída como Associação de Municípios. Atualmente a empresa é responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos de oito municípios – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde – e recebe por ano cerca de 500 mil toneladas de lixo. O Vivacidade foi visitar o pólo de Baguim do Monte e conhecer as centrais de tratamento da Lipor.

A LIPOR está localizada em Baguim do Monte / Foto: Ricardo Vieira Caldas

A LIPOR está localizada em Baguim do Monte / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Veja aqui o vídeo promocional da reportagem

O relógio marca 9h58 do dia 29 de abril e a equipa do Vivacidade encontra-se no Pólo de Baguim do Monte da Lipor. À entrada explicam-se as regras de circulação dentro dos 36 hectares da unidade de gestão de resíduos e após um período de espera recebemos autorização para entrar no edifício administrativo.

Fomos recebidos por Rosa Veloso, responsável pelo Departamento de Educação, Comunicação e Relacionamentos Institucionais, que nos acompanhou ao longo da visita. Por norma o trajeto iniciaria pelo Centro de Triagem, mas as obras de remodelação daquela unidade obrigaram a Lipor a considerar um plano B.

Em 2013, a Lipor reciclou cerca de sete toneladas de resíduos recolhidos pelos visitantes / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Em 2013, a Lipor reciclou cerca de sete toneladas de resíduos recolhidos pelos visitantes / Foto: Ricardo Vieira Caldas

O espaço dedicado às visitas é o primeiro ponto de paragem. “Aqui acolhemos as nossas visitas e sensibilizamos as pessoas para a necessidade de reciclar. Os visitantes devem trazer-nos alguns materiais para depositarem os nossos ecopontos. Não deixamos de fazer a visita se não trouxerem resíduos, mas apelamos a isso”, conta Rosa Veloso, enquanto percorre a sala com ilustrações de materiais recicláveis.

Avançamos para o Ecocentro da Lipor, um espaço aberto ao público de segunda a sábado, entre as 9h e as 18h. “Nos oito municípios que integram a Lipor dispomos de uma rede de 21 ecocentros e quase 3000 ecopontos. Os Ecocentros são espaços próprios, onde o cidadão pode colocar uma grande diversidade de resíduos de pequenas e grandes dimensões”, afirma.

Divididos por zonas de reciclagem, desde os óleos alimentares e mecânicos, à roupa e outros resíduos como monstros e monstros não metálicos, os Ecocentros passaram a ser mais procurados desde novembro de 2013, data em que foi lançado o cartão EcoShop.

, , , ,