Lomba: Cancelado “Rali Gondomar é D’Ouro”

Cancelada prova de rali na Lomba / Foto: Direitos Reservados

Cancelada prova de rali na Lomba / Foto: Direitos Reservados

A quinta edição do Rali “Gondomar é D’Ouro” na Lomba foi cancelada devido a um parecer negativo do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR. A prova era para se realizar a 19 de abril e a Câmara, Junta e Comissão Organizadora não compreendem a decisão da Guarda Nacional Republicana. 

O Rali “Gondomar é D’Ouro”, a contar para o ‘Masters Ralis Sprint Norte’ e ‘Troféu CIN do TeamBaia’ deveria ter ocorrido a 19 de abril. A competição, a realizar pela quinta vez no mesmo local, teve parecer negativo do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e foi, por isso, cancelada.

De acordo com o SEPNA, “o Plano de Ordenamento da Albufeira de Crestuma-Lever (POACL) incide sobre o plano de água e respetiva zona de proteção com uma largura de 500m contados a partir do nível de pleno armazenamento e medida na horizontal, encontrando-se a sua área de intervenção repartida pelos Municípios de Castelo de Paiva, de Cinfães, de Gondomar, de Marco de Canaveses, de Penafiel, de Santa Maria da Feira e de Vila Nova de Gaia” inviabilizando por isso a concretização do Rali.

A Comissão Organizadora do Rali “Gondomar é D’Ouro” lamenta a decisão e agradece o apoio da autarquia local e Câmara Municipal. “Agradecemos à Câmara Municipal de Gondomar, na pessoa do Presidente Marco Martins, o empenho na tentativa de resolução deste problema.  Salientamos que esta legislação reporta a 2007 e esta seria a quinta edição do Rali no mesmo trajeto. Não somos fundamentalistas, mas todos sabemos que o rali na Lomba é um dos maiores fatores de dinamização económica onde anualmente acorrem milhares de pessoas. Agradecemos à população da Lomba e à TeamBaia pela forma que nos acolheram, ao longo dos anos em que se realizou esta prova e agradecemos também aos 46 inscritos a sua disponibilidade e contamos como sempre com eles nos nossos próximos eventos”, lê-se num comunicado divulgado pelos organizadores.

Da parte da Junta da Lomba, o executivo também mostrou alguma indignação com a decisão da Guarda Nacional Republicana. “Este ano, lamentavelmente, a GNR através da sua brigada do Ambiente, SEPNA, deu parecer negativo à realização da prova baseada numa legislação de 2007 que regula o POACL.
Relembramos que esta seria a quinta edição do Rali “Gondomar é D`Ouro” no mesmo trajeto. Esta decisão surpreendeu a Comissão Organizadora. A Câmara Municipal de Gondomar e a Junta de Freguesia, enquanto entidades parceiras da Comissão organizadora empenharam todos os esforços na resolução deste problema, no entanto não obtivemos parecer favorável. Agradecemos o empenho de todas as Associações envolvidas e outros elementos que se disponibilizaram para abrilhantar este evento que atrai um número significativo de pessoas à nossa freguesia”, explicou o executivo da Lomba, também através de um comunicado.

, , ,