Lugar da Palavra: editora gondomarense com sotaque do Norte

Uma editora gondomarense para dar a conhecer novos e jovens autores / Foto: Pedro Santos Ferreira

Fundada em março de 2009, a editora Lugar da Palavra nasceu com o objetivo de dar a conhecer novos e jovens autores. Inicialmente vocacionada para a ficção, a editora encontrou, rapidamente, um novo ponto de interesse: a linguística e o sotaque das gentes do Norte.

Focada em contrariar a lógica do mercado editorial, inundada de publicações de autores, futebolistas, atores de novela, apresentadores de televisão, entre outros protagonistas mediáticos, há nove anos, nasceu em Gondomar a editora Lugar da Palavra.

Fundada por João Carlos Brito, professor bibliotecário e responsável pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Gondomar, o projeto visou, numa fase inicial, dar a conhecer novos e jovens autores. “Já tinha estado ligado a outras chancelas editoriais, mas quis criar uma ideia nova que desse oportunidade a novos autores. Contudo, tivemos logo a felicidade de ter no mercado uma publicação ‘bestseller’, meio ano após a fundação”, explica João Carlos Brito.

“Heróis à Moda do Porto” foi, assim, o primeiro sucesso comercial da editora gondomarense. O livro congrega sete contos, carregados com o sotaque do Norte, que têm o Porto como cenário de fundo. Estava descoberto o “portoguês”.

“O Porto foi sempre a minha paixão. Sou linguista e, por isso, dedico-me a investigar a origem das palavras, quer do Porto quer de outras regiões de Portugal. Esse livro acabou por dar origem a uma coleção em que reescrevíamos contos locais com palavras típicas de várias regiões portuguesas. Claro que isto obrigava a um grande trabalho de investigação e um grande rigor linguístico”, explica o editor e autor da série “Heróis à Moda…”.

Contudo, nem só deste tema vive a editora, que junta um total aproximado de 150 autores sob a sua chancela, tendo contabilizado mais de 250 publicações.

João Carlos Brito, o Homem da Cartola, José Espúrio, Maria Eugénia Ponte, Onofre Varela, Serafim Gesta “Mazola”, entre outros nomes, são alguns dos autores editados pela Lugar da Palavra.

Entretanto, foi também criada a chancela Mimos & Livros, que trouxe consigo a criação de uma loja, na Rua 5 de Outubro, em Gondomar (São Cosme). O mais recente trabalho lançado pela editora [ver caixa] foi apresentado este mês, no Porto, e promete recontar os clássicos da literatura portuguesa com sotaque do norte.

“Clássicos da Literatura à Moda do Porto” lançado a 21 de agosto
No dia 21 de agosto, o livro “Clássicos da Literatura à Moda do Porto” foi apresentado no Café Piolho, no Porto. A apresentação contou com a presença do autor, João Carlos Brito. Isaura Afonseca, Vitória Ferreira e Joel Dias completaram o painel de convidados.

, , , ,
Um comentário em “Lugar da Palavra: editora gondomarense com sotaque do Norte

Comments are closed.