Luís Bento vence 27.º Prémio Nacional de Poesia de Fânzeres

Concursos literários - junho 2018

A União das Freguesias promove vários concursos literários em simultâneo / Foto: Pedro Santos Ferreira

O autor Luís Bento foi eleito vencedor do Concurso Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres, com a obra “Des Existir do Improviso”, do pseudónimo Miguel Barbosa.

Luís Alberto Gonçalves Bento é o vencedor da 27ª edição do Concurso Nacional de Poesia, prémio organizado pela União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, que teve início em 1990. A decisão foi anunciada no final de maio, sendo esta a segunda vez que o autor recebe a distinção.

“Esta excelente notícia veio colocar a cereja no topo do bolo, no dia em que tinha acabado de defender, com sucesso, a dissertação de mestrado. A mais-valia deste prémio, mais do que o valor monetário é, acima de tudo, a oportunidade de ver um produto literário publicado, divulgado e associado a uma entidade de prestígio e patrocinadora das artes”, afirma Luís Bento, em declarações ao Vivacidade.

Para Luís Bento, a obra literária proposta a concurso é composta por versos soltos, desconstruídos e desconcertados. “Na primeira vez que participei tinha em mente desenvolver os meus textos, tomar-lhes o pulso e perceber se conseguiria fazê-los vingar num prémio individual. Depois participei na comemoração dos 25 anos do prémio, o ano passado não participei e este ano resolvi enviar uns textos novos aos quais quis fazer a “rodagem”, num prémio de prestígio que tenho acompanhado desde que o descobri”, acrescenta.

Para Maria José Cardoso, do executivo da União das Freguesias, a 27ª edição fica marcada por um “grande número de participantes, face às edições anteriores”. “O júri fez notar que a decisão não foi fácil, porque havia grande qualidade nas propostas que chegaram até nós. O vencedor volta a ser o Luís Bento, que tem-se dedicado à escrita e que já venceu este prémio há dois anos”, afirma a responsável pela organização do Prémio Nacional de Poesia.

A sessão de entrega de prémios ainda não tem data definida, mas vai ter lugar na Casa de Montezelo.

Quadras Populares: prémios são entregues a 30 de junho
No dia 30 de junho, o auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova vai acolher, pelas 15h, a cerimónia de entrega de prémios do 35.º Concurso de Quadras Populares.

“Conta-me um Conto” ultrapassou as 50 propostas
A 4ª edição do Prémio “Conta-me um Conto” teve, este ano, mais de 50 propostas. Face à grande adesão dos proponentes, a União das Freguesias optou por atribuir menções honrosas em todas as categorias do concurso.

, , , ,