Luís Valente de Oliveira inaugurou Conferências de Gondomar

Conferências de Gondomar - maio 2017

Luís Valente de Oliveira inaugurou as Conferências de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

A primeira sessão das Conferências de Gondomar decorreu no dia 11 de maio, no Auditório Municipal de Gondomar. A conversa inaugural contou com a presença do ex-ministro português, Luís Valente de Oliveira.  

O “Modelo de Divisão Administrativa para Portugal no Século XXI” foi o tema que deu mote à primeira sessão das Conferências de Gondomar, iniciativa promovida por um conjunto de cidadãos gondomarenses.

A conferência inaugural contou com a presença de Luís Valente de Oliveira, professor e político, ex-ministro de diversos governos e especialista na regionalização e descentralização administrativa.

O convidado pautou a sessão com vária referências à necessidade de “descentralizar, autonomizar e transferir competências para as autarquias”. “Apoio a transferência de mais competências para os municípios porque, hoje em dia, as respostas têm que ser diversificadas e próximas dos cidadãos”, afirmou Luís Valente de Oliveira.

O ministro do Planeamento e da Administração do Território entre 1985 e 1995, “continua a defender a arquitetura das cinco regiões” e considera premente “abordar a regionalização de outra maneira”. “Nos dias de hoje seria interessante e deveria ser concretizada”, referiu o convidado no período anterior às questões do público.

Antes, Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, tinha sublinhado a “honra de ter uma figura ilustre da sociedade portuguesa e da política governamental em Gondomar”. O edil gondomarense ressalvou ainda o desempenho do conjunto de cidadãos promotores das Conferências de Gondomar. “Agradeço-vos pela importância da iniciativa que vem dignificar o concelho através destas conferências”, disse o autarca.

O debate foi moderado pela jornalista da RTP, Magda Rocha, e por José Ângelo Pinto, um dos fundadores das Conferências de Gondomar. A entrada foi livre.

, , , ,