Maior coração de filigrana do mundo despertou atenções na BTL 2019

Gondomar marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa - março 2019

Figuras mediáticas reúnem-se à volta daquele que é o maior coração de filigrana do mundo / Foto: Carlos Almeida

Entre os dias 13 e 17 de março, Gondomar marcou presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, na FIL, em Lisboa. O principal atrativo do Município foi a maior peça de filigrana do mundo.

Com 1,20 metros de altura e 12,6 mil metros de fio, o Maior Coração de Filigrana do Mundo foi o principal destaque do stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal na mais recente edição da BTL.

Desta forma, a Câmara de Gondomar voltou a marcar presença no Parque das Nações, no evento mais importante na área do turismo em Portugal.

“Na edição deste ano da BTL as opções de Gondomar centraram-se na promoção da ‘Rota da Filigrana’, da final nacional do concurso Miss Portuguesa, da Douro Run Gondomar e do rio Douro na sua vertente desportiva, balnear e gastronómica. Evidentemente, que o facto de termos lá exposto o maior coração de filigrana do mundo constituiu um motivo extra de atratividade e centrou em si as atenções de todos os que visitaram o nosso stand. Esta peça foi, naturalmente, alvo da atenção e curiosidade, tendo sido fotografada por milhares de pessoas”, afirma Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico do Município de Gondomar.

De acordo com o autarca, o objetivo passou por associar esta peça, resultado da colaboração de 12 entidades, à produção manual de filigrana certificada “e, com ela, constituir um incentivo à atividade económica que é tão relevante no território de Gondomar”.

“Está à vista de todos que Gondomar já é uma referência nacional no Turismo. Temos sempre o objetivo de promover o território e a identidade do Município. Queremos também dar oportunidade aos filigraneiros para que tenham aqui a sua possibilidade de negócio. É normal que estes contactos se traduzam em negócios efetivos nos próximos tempos”, refere Carlos Brás.

Ao Vivacidade, o responsável pelo Turismo de Gondomar sublinhou ainda o esforço do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) para marcar presença nesta edição da BTL, após o polémico afastamento de Melchior Moreira da direção desta entidade regional.

“A presença de Gondomar e da TPNP nesta edição resulta, sobretudo, de um grande esforço e dedicação dos funcionários da TPNP, que têm sido incansáveis nos últimos meses. Felizmente, este tem sido um último mês muito positivo após a tomada de posse de Luís Pedro Martins. Parece-me ser a pessoa certa no lugar certo”, concluiu o autarca gondomarense.

Demonstrações ao vivo da arte da filigrana e sorteios de produtos e experiências completaram a dinâmica comunicacional da representação de Gondomar neste certame. Simultaneamente, os visitantes, munidos de alguns adereços, foram convidados a tirar fotografias junto da maior peça em filigrana do Mundo.

, , , , ,