Maior peça de filigrana do mundo foi apresentada em Gondomar

A maior e mais pesada peça de filigrana do mundo / Foto: Direitos Reservados

A maior e mais pesada peça de filigrana do mundo foi apresentada em Rio Tinto, no dia 28 de julho, no decorrer da gala final do concurso Miss Portuguesa. A peça vai percorrer o concelho.

O maior coração colaborativo feito em filigrana foi produzido em Gondomar, por filigraneiros gondomarenses, e apresentado ao mundo, no fim do mês passado, no Parque Urbano de Rio Tinto.

A iniciativa da Câmara Municipal, contou com a participação de 12 artesãos – Alberto Moura de Oliveira & Filho, Lda.; António Oliveira Cardoso; Classic Silver Unipessoal; Conceição Neves-Filigree & Jewwelery; F. Ribeiro, Lda.; Flamingo; Goris, Indústria e Comércio de Ourivesaria, Lda.; Gradiz Unipessoal, Lda.; J. Monteiro de Sousa & Filhos, Lda.; José Alberto Castro Sousa; Só Ouro-Artigos de Ourivesaria, Lda.; e Topázio-Ferreira Marques & Irmão, SA –, sob coordenação técnica de Paulo Martinho, do CINDOR (Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria). No total, foram milhares de horas de trabalho, a partir de 13kg de prata, para um projeto com 120 centímetros de altura.

“Em primeira instância, esta peça simboliza a técnica da filigrana que foi apurada em Gondomar, sobretudo tendo em conta que os nossos artesãos não estão habituados a produzir peças desta dimensão. No que diz respeito ao desenho da peça, também temos que valorizar a proposta do CINDOR”, afirma Carlos Brás, vereador da Câmara Municipal de Gondomar. Assim, partindo da figura do coração, a peça simboliza também a união dos filigraneiros, das freguesias de Gondomar e do território do concelho. O custo da peça cifrou-se nos 25 mil euros, partilhado entre a câmara e as empresas.

Questionado sobre o futuro desta peça, Carlos Brás deixou no ar a intenção de “produzir alguns pendentes para utilizar ao peito”. A par dessa medida, a obra “vai percorrer todo o território”. “Também já tivemos uma abordagem do Vaticano, que demonstrou interesse em receber este coração”, conclui o vereador.

Recorde-se que o maior coração em filigrana do mundo tem 1,20 metros de altura e 13 quilogramas de prata.

, ,