Mais 600 árvores nativas plantadas em Covelo

Plantação de 600 árvores em Covelo / Direitos Reservados

Plantação de 600 árvores em Covelo / Direitos Reservados

A parceria do Município de Gondomar com a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto – denominada de “100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto” já deu frutos para Covelo. A freguesia recebeu a primeiro conjunto de 600 árvores e até o presidente da Câmara participou na plantação.

Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, e José Fernando Moreira, vereador do Ambiente, participaram, no dia 17 de janeiro, na plantação de árvores no Covelo, ação integrada no FUTURO – projeto das 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto. Esta iniciativa do Município de Gondomar, em parceria com a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto, representa um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de, até 2016, plantar 100 mil árvores autóctones em áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão no território da Área Metropolitana do Porto. A Câmara Municipal de Gondomar tem como meta até março de 2015 plantar 4300 árvores.

A nova área, na freguesia de Covelo, vai receber, nesta primeira fase, 600 árvores nativas, nomeadamente faias, freixos, azereiros, ulmeiros, castanheiros e padreiros. Estas espécies vão contribuir para adensar a área com espécies nativas de modo a promover a biodiversidade e promover os serviços que as florestas nativas podem prestar a toda a região. As próximas plantações serão em Foz do Sousa, a 31 de janeiro e 21 e 28 de fevereiro.

As inscrições e todas as informações complementares podem ser obtidas no Centro de Educação Ambiental Quinta do Passal, em Gramido.

, ,