Mais de 3200 lampreias registadas na Ribeira de Abade

O Município fez o balanço da captura da lampreia / Foto: Direitos Reservados

O Município fez o balanço da captura da lampreia / Foto: Direitos Reservados

Na mais recente “época” de 2016, foram capturados 3227 ciclóstomos, no Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom, na Ribeira de Abade.

Apesar das condições meteorológicas não terem sido as melhores, comparativamente ao ano de 2015, os números obtidos pelo Posto de Registo mostraram que a pesca no Douro, mesmo sendo sazonal, “existe e deve ser respeitada como qualquer outra atividade”, segundo o comunicado da Câmara Municipal de Gondomar.

A “época” de 2016 abriu a 1 de fevereiro e encerrou a 30 de abril e em apenas 47 dias de atividade obteve 3227 lampreias (mais 8,43% do que em 2015), num valor total superior a 34 mil euros (cerca de 20% mais do que em 2015).

No decorrer do mês de fevereiro, apenas sete embarcações realizaram a sua atividade da pesca da lampreia, tendo sido registadas capturas de 17 barcos em março e de 24 em abril.

Fruto de uma parceria dos pescadores, Município de Gondomar, Docapesca e Vianapesca, o Posto de Registo e Controlo de Pescado de Valbom, foi visitado, este ano, pela Polícia Marítima, da Autoridade Marítima Nacional, e pela unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana, não tendo sido registada qualquer ocorrência.

, , ,