“Mar de Plástico” exposto na Quinta do Passal

Mar de Plástico - maio 2017

A mostra ficará patente na Quinta do Passal, até 9 de julho / Foto: Direitos Reservados

No dia 5 de maio foi inaugurada a exposição “Mar de Plástico, no Centro de Educação Ambiental (CEA) da Quinta do Passal. A mostra visa chamar a atenção para o lixo marinho.

“Imagine-se um gigante submerso nos oceanos, capaz de engordar oito toneladas por ano. O monstro ataca e mata outras espécies marinhas e envenena toda a cadeia alimentar, do zooplâncton ao nosso prato. Chama-se lixo de plástico e vai estar em destaque na exposição ‘Mar de Plástico’”, assim invoca a premissa da mais recente mostra patente na CEA Quinta do Passal.

A inauguração contou com uma visita guiada, liderada por José Teixeira, coordenador da campanha “Ocean Action”, da CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.

Segundo José Teixeira, a exposição “recorre ao uso da arte e a diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual para atrair a atenção da sociedade para o problema do lixo marinho e para alertar para a necessidade de adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população”.

À exposição no interior do CEA, acresce-se, nos jardins da Quinta do Passal, três esculturas de grandes dimensões construídas com lixo plástico por alunos da Escola Superior Artística do Porto. A mostra apresenta ainda um conjunto de trabalhos premiados no concurso “Poluição do Oceano”, organizado para escolas a nível nacional, nas modalidades reciclarte, cartaz de sensibilização, fotorreportagem e infografia.

A exposição ficará em permanência até 9 de julho, com visitas livres e gratuitas de segunda-feira a sábado.

, , , ,