Marca Gondomar posicionada em 90.º lugar a nível nacional

Carlos Brás, vereador do Turismo / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Carlos Brás, vereador do Turismo / Foto: Ricardo Vieira Caldas

Estudo da empresa Bloom Consulting mediu o valor das marcas dos 308 municípios portugueses e posicionou Gondomar no 90.º lugar geral, a nível nacional. Ao Vivacidade, Carlos Brás, vereador da Câmara de Gondomar, admite que “ainda há muito trabalho a fazer”.

O ranking “City Brand”, que mede o valor das marcas dos 308 municípios nacionais, coloca as maiores cidades do País nos primeiros lugares e reserva o funda da tabela para as câmaras dos municípios mais pequenos e do interior. O estudo da empresa Bloom Consulting colocou Gondomar no 90.º lugar da tabela geral, após uma análise nas categorias Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (talento).

Nas três categorias em análise, Gondomar ficou em 79.º lugar em Negócios, 193.º lugar em Turismo e 51º lugar na categoria Viver. Confrontado pelo Vivacidade com o resultado do estudo, Carlos Brás, vereador responsável pelo pelouro do Turismo, admitiu a necessidade de continuar a trabalhar. “O que posso dizer em relação a essa classificação, nomeadamente em relação à transparência e qualidade de vida dos munícipes, é que ainda há muito caminho para fazer. Queremos melhorar o posicionamento de Gondomar a nível nacional”, disse o autarca.

O vereador da Câmara de Gondomar admitiu que está a ser feito um trabalho de desenvolvimento económico no município e pediu tempo para o executivo municipal. “É nesse sentido que estamos a trabalhar. Queremos promover o turismo, a divulgação dos nossos produtos de eleição, como a ourivesaria, a gastronomia e a filigrana, e melhorar a transparência e rigor na gestão autárquica”, referiu Carlos Brás.

O ranking foi elaborado através do cruzamento de dados estatísticos como o desemprego, número de hospitais, salário médio, taxa de criminalidade e dormidas turísticas por município. A informação recolhida foi depois comparada com a “comunicação online de cada município: o que comunica e o número de pessoas a quem chega essa informação, tendo por base o site da autarquia e a sua presença nas redes sociais”, segundo Filipe Roquette, diretor-geral da Bloom Consulting.

Lisboa ficou em primeiro lugar e o Porto surge na segunda posição. O título de terceira cidade portuguesa foi atribuído a Braga, devido ao trabalho que tem desenvolvido na captação de investimento.

A classificação de Gondomar:

Geral – 90.º
Negócios – 79.º
Turismo – 193.º
Viver – 51.º

,