Marco Martins tomou posse e anunciou reforço de verbas para as freguesias

Tomada de Posse - outubro 2017

As tomadas de posse do executivo e da Assembleia Municipal tiveram lugar no Multiusos de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

O novo executivo municipal e a Assembleia Municipal de Gondomar tomaram posse a 23 de outubro, na Sala D’Ouro do Pavilhão Multiusos de Gondomar. Aos gondomarenses, Marco Martins prometeu “um concelho do século XXI” e um aumento de verbas para as juntas de freguesia em 10% já no próximo ano. 

O socialista Marco Martins renovou por mais quatro anos (2017-2021) o compromisso assumido com os gondomarenses desde 2013: presidir a Câmara Municipal de Gondomar.

Nesta tarefa, o autarca será ladeado por 10 vereadores: Luís Filipe Araújo (PS), Valentim Loureiro (Independente), Daniel Vieira (CDU), Aurora Vieira (PS), Carlos Brás (PS), Rafael Amorim (PSD/CDS-PP), Leonel Viana (Independente), José Fernando Moreira (PS), José António Pinto (CDU) e Sandra Almeida (PS).

A cerimónia solene teve lugar perante uma Sala D’Ouro lotada e contou com a presença de autarcas dos concelhos vizinhos (Valongo, Matosinhos, Paredes e Porto), dos deputados da Assembleia da República, Ricardo Bexiga e Isabel Santos, bem como do movimento institucional e associativo do concelho de Gondomar.

“Começo por agradecer a todos os gondomarenses a confiança que em mim depositaram, pela segunda vez consecutiva, para dirigir a Câmara Municipal de Gondomar. Sou por isso, novamente legitimado pelo voto, presidente de todos os gondomarenses”, começou por afirmar Marco Martins.

Voltado para o futuro, o autarca mostrou-se disponível para concluir projetos adiados para Gondomar. “Agora que já conseguimos sair do vermelho, vamos concretizar um conjunto de projetos na área do ambiente, turismo e dos desenvolvimentos económicos que estavam a ser preparados e que encontraram agora as condições financeiras para poderem avançar”, declarou.

“Será possível investirmos mais e renovar recursos humanos. Apresentaremos na última semana de novembro o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2018, que englobarão já as linhas mestras para os projetos a médio e longo prazo, que já assumimos na campanha”, acrescentou.

Sem esquecer a “afirmação do concelho ao nível metropolitano e nacional”, Marco Martins assumiu o objetivo: fazer de Gondomar “um concelho do século XXI”.

Na hora da consagração da vitória, Marco Martins não esqueceu os adversários políticos (Valentim Loureiro, Daniel Vieira, Rafael Amorim e Rui Nóvoa) que, segundo o socialista, enriqueceram “o debate democrático em prol do desenvolvimento de Gondomar”.

Refira-se ainda que no que diz respeito à distribuição dos pelouros, nada foi adiantado aos jornalistas.

Aníbal Lira - outubro 2017

Aníbal Lira presidirá a Assembleia Municipal de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

Assembleia Municipal continua a ser liderada por Aníbal Lira
A par dos 11 vereadores empossados, os 33 membros da Assembleia Municipal de Gondomar também tomaram posse. A Mesa da Assembleia volta a ser presidida por Aníbal Lira.

 

 

 

 

 

Francisco Laranjeira - outubro 2017

Francisco Laranjeira é o novo presidente da Junta de Baguim do Monte / Foto: Pedro Santos Ferreira

Francisco Laranjeira: “Baguim do Monte terá mais oportunidades”
Francisco Laranjeira, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, escolheu o Centro Social e Paroquial da freguesia baguinense para assumir funções na autarquia.

No dia 16 de outubro, o socialista prometeu aos baguinenses “mais oportunidades”. “Trabalharemos em conjunto [com a Câmara de Gondomar] para cumprirmos o nosso projeto eleitoral. A vitória por maioria absoluta não aumenta as responsabilidades, mas sim as expectativas. Este será um mandato de consciência, lealdade e transparência pelos interesses comuns a Baguim”, garantiu Francisco Laranjeira.

Recorde-se que o autarca sucede a Nuno Coelho na presidência da Junta de Baguim.  

Pedro Miguel Vieira - outubro 2017

Pedro Miguel Vieira presidirá a União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova / Foto: Pedro Santos Ferreira

Pedro Miguel Vieira: “Iremos empenhar-nos para estarmos mais próximos das populações”
A Escola Secundária de São Pedro da Cova acolheu, no dia 18 de outubro, a tomada de posse de Pedro Miguel Vieira como presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

“Durante os próximos quatro anos, iremos empenhar-nos para estarmos mais próximos das populações. Queremos praticar uma gestão democrática junto das instituições, coletividades e fregueses, envolvendo todos no interesse comum das nossas freguesias. Continuaremos a defender mais e melhores serviços públicos, a valorizar os trabalhadores desta autarquia, a apoiar o associativismo, a desenvolver um projeto cultural e a dar especial atenção à remoção dos resíduos perigosos”, vincou Pedro Vieira, que sucede no cargo a Daniel Vieira.  

 

José Paiva - outubro 2017

José Paiva irá dirigir os destinos da União das Freguesias de Melres e Medas / Foto: Pedro Santos Ferreira

José Paiva: “Quero que este território seja isso mesmo, uma união”
José Paiva passou a presidir a União das Freguesias de Melres e Medas no dia 19 de outubro, no Auditório da Banda Musical de Melres. O socialista pediu “união” em todo o território, “mantendo a sua identidade própria”.

“O meu objetivo será potenciar o melhor de cada freguesia [Melres e Medas], tornando o território mais dinâmico. Temos uma área geográfica muito grande e densidade populacional baixa, o que nos traz dificuldades acrescidas. Contudo, as nossas gentes têm raízes profundas nesta terra e muito dificilmente saem daqui”, apontou José Paiva.

O novo presidente da União das Freguesias de Melres e Medas é o sucessor de José Andrade. 

 

Nuno Fonseca - outubro 2017

Nuno Fonseca permanece na presidência da Junta de Rio Tinto / Foto: Pedro Santos Ferreira

Nuno Fonseca: “Os riotintenses esperam o que não lhes deram nas últimas décadas”
Comprometido com os riotintenses, Nuno Fonseca renovou o seu mandato na presidência da Junta de Freguesia de Rio Tinto. O autarca tomou posse a 20 de outubro, no auditório da Escola Secundária de Rio Tinto.

“Tivemos [PS] a maior votação de sempre a nível nacional. Isto permite-nos sentir orgulho, mas acarreta também uma grande responsabilidade. Os riotintenses esperam o que não lhes deram nas últimas décadas. Por isso, peço ao presidente [Marco Martins] que continue a apostar em nós, porque quanto mais forte for Rio Tinto, mais forte será Gondomar”, finalizou. 

 

Rui Vicente - outubro 2017

Rui Vicente continua a presidir a Junta de Freguesia da Lomba / Foto: Pedro Santos Ferreira

Rui Vicente: “Projeto em curso irá dar frutos no próximo mandato”
Certo da continuidade do projeto assumido em 2013, Rui Vicente mostrou-se confiante com o voto de confiança dos eleitores da Lomba, que renovaram o mandato do autarca até 2021.

“Hoje há um projeto em curso que irá dar frutos no próximo mandato. Tenho a certeza que os próximos anos serão enriquecedores para a freguesia, porque já existe muito trabalho feito”, referiu Rui Vicente, no dia 21 de outubro, no salão nobre da Junta de Freguesia da Lomba.  

 

 

Isidro Sousa - outubro 2017

Isidro Sousa preside a União das Freguesias de Foz do Sousa e Covelo / Foto: Pedro Santos Ferreira

Isidro Sousa: “O mandato anterior teve obras que eram necessárias há mais de 40 anos”
Isidro Sousa voltou a tomar posse como presidente da União das Freguesias da Foz do Sousa e Covelo, no dia 21 de outubro, no salão multiusos da Junta de Freguesia da Foz do Sousa.

Em discurso, o autarca lembrou o mandato anterior para assinalar as “obras que eram necessárias há mais de 40 anos” e que só foram concluídas com a gestão socialista de Marco Martins. No entanto, Isidro Sousa não deixou de assinalar “o que ainda falta fazer” em Foz do Sousa e Covelo. “Queremos desenvolver este território, honrando os nossos compromissos eleitorais para que possamos prestar maior qualidade de vida aos nossos habitantes”, concluiu.

 

António Braz - outubro 2017

António Braz passou a presidir a União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim / Foto: Pedro Santos Ferreira

António Braz: “Trazer o Metro do Dragão até São Cosme”
A tomada de posse do executivo da União das Freguesias de Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim realizou-se no dia 24 de outubro, tendo a autarquia passado para a gestão do Partido Socialista, liderada por António Braz.

“É com sentimento de dever e de serviço que tomo hoje posse. Tudo farei para ser digno deste compromisso. Em conjunto com Marco Martins, tudo farei para cumprir vários, mas em especial um dos projetos com que nos comprometemos no que toca à mobilidade: trazer o Metro do Dragão até São Cosme”, disse o autarca.

Recorde-se que António Braz é o sucessor do social-democrata, José António Macedo. 

Pelouros da Câmara de Gondomar já estão distribuídos
Marco Martins

  • Obras municipais
  • Proteção civil e segurança
  • Coesão social
  • Planeamento estratégico
  • Mobilidade

Luís Filipe Araújo

  • Cultura
  • Modernização administrativa, atendimento e inovação
  • Urbanismo

Aurora Vieira

  • Educação, formação e emprego
  • Recursos humanos
  • Cidadania e participação

Carlos Brás

  • Desenvolvimento económico
  • Financeiro, património e aquisições
  • TIC

José Fernando Moreira

  • Ambiente e espaços verdes
  • Mercados e feiras
  • Proteção animal
  • Florestas e recursos naturais

Sandra Almeida

  • Desporto e juventude
  • Jurídico
  • Protocolo
, , , , , , , , , , , ,