Melres recebe III Trail Santa Iria e conta com mais de 1000 participantes

Trail de Santa Iria / Direitos Reservados

Trail de Santa Iria / Direitos Reservados

Pelo terceiro ano consecutivo, Melres acolhe o Trail de Santa Iria (TSI) nas serras de Santa Iria, Flores e Banjas. As encostas do Douro são o cenário para mais um trail running ou caminhada que pode ir dos sete aos 37 quilómetros. São esperados pela organização mais de 1000 participantes.

O lugar de Brazelo, na União de Freguesias de Melres e Medas, vai receber a 25 de janeiro a terceira edição do TSI.

Esta edição terá algumas novidades em relação a edições anteriores, revela a organização. “Quisemos oferecer aos atletas um sistema de inscrição e de controlo de tempos tecnologicamente mais eficaz. Contratamos para isso uma entidade, que fará esse trabalho, sem que se perca a relação pessoal e de proximidade que marca esta prova, no nosso ambiente rural. Esse é, aliás, um aspeto bastante valorizado pelos participantes. Alteramos as distâncias das provas e aumentamos a quantidade de abastecimentos durante o percurso”, explica Altino Rocha, um dos organizadores da prova.

Caminhada, minitrail e trail são as três vertentes do evento

“Será um dia intenso de atividade física, de convívio, descobertas e gozo das paisagens entrelaçadas pelo leito do rio Douro”, garantem os organizadores, que uma vez mais disponibilizam aos participantes as três opções: a caminhada [7 km], minitrail [17 km] e o trail [37 km]. O local da partida é a rua Central, em Branzelo, pelas 9h.

Ao Vivacidade, Altino Rocha destaca a “dificuldade e beleza dos percursos” que, segundo o mesmo, serão redesenhados para esta edição. “Este ano fizemos um esforço por concentrar na mesma prova os melhores trilhos existentes por aqui… Mas ainda há margem para progredir”, afirma. O minitrail é a opção mais participada e o trail de 37 km fica reservado para “os mais experientes, ou para aqueles que gostam de desafios a sério”.

, ,