Mercado da Areosa terá nova vida até final de maio

Cedência de lojas no Mercado da Areosa

Marco Martins formalizou a cedência de espaços à Cooperativa Povos de Gondomar / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Câmara Municipal de Gondomar e a Cooperativa de Solidariedade Social dos Povos de Gondomar assinaram, esta quarta-feira, o contrato de cedência de espaços do Mercado da Areosa que prevê a criação de uma nova dinâmica naquele espaço do concelho. A Cooperativa promete criar agora uma clínica social e um call center que poderá empregar cerca de 60 pessoas numa fase inicial.

O Município formalizou esta manhã a cedência de seis lojas do Mercado da Areosa à Cooperativa de Solidariedade dos Povos de Gondomar com o objetivo de trazer uma nova dinâmica e novos serviços ao espaço riotintense. Em discurso, Paulo Jorge Teixeira, presidente da direção da cooperativa mostrou-se entusiasmado com o projeto apresentado para o local, que contempla a criação de uma clínica social no segundo piso, com serviços de clínica geral e consultas de especialidade a preços mais acessíveis, um balcão do cidadão, um call center que poderá empregar cerca de 60 pessoas, formações para desempregados através de um protocolo celebrado com o IEFP e a criação de novos espaços de co-working. “Dinamizar este espaço só é possível com a envolvência das pessoas e dos comerciantes porque sem eles não vamos resolver os problemas. O nosso objetivo principal é trazer as pessoas de volta dentro de um mês”, afirmou Paulo Jorge Teixeira.

Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar, assumiu a necessidade de dinamizar o Mercado da Areosa, solução que demorou cerca de ano e meio a encontrar graças aos “procedimentos legais que a autarquia não podia ultrapassar”. “É preciso trazer a dinâmica que falta a este espaço. Estamos a preparar um concurso público para ultimar a concessão do estacionamento pago e temos que baixar os preços para tornar esta área mais atrativa”, referiu o autarca.

Marco Martins: “O nosso objetivo é passar o custo do estacionamento pago para 60 cêntimos por hora”

Em entrevista ao Vivacidade, o presidente da Câmara de Gondomar, admitiu a necessidade de renegociar o custo do estacionamento pago na zona envolvente do Mercado da Areosa. Atualmente o valor é de 85 cêntimos por hora mas Marco Martins pretende reduzir para 60 cêntimos, custo que pretende firmar no centro de São Cosme. “O nosso objetivo é negociar o caderno de encargos e passar o estacionamento pago para o custo de 60 cêntimos por hora. Aqui [Mercado da Areosa] a situação é mais fácil de resolver – o acordo de concessão atual termina no final do verão – mas em São Cosme está dependente das negociações que estão a decorrer com o concessionário privado. Além disso, queremos atribuir uma bonificação ao utilizador que faça as suas compras no comércio local”, disse o presidente do Município.

O Mercado da Areosa tem um total de cerca de 350 lugares disponíveis com estacionamento pago.

, , , , ,