Milhares de pessoas encheram as ruas de Gondomar nas festas do concelho

Festas do Rosário 2013, Gondomar / Arquivo Vivacidade

Festas do Rosário 2013, Gondomar / Arquivo Vivacidade

Terminaram a 13 de outubro mas duraram mais de um mês. As Festas do Concelho de Gondomar, tradicionalmente designadas por Romaria do Rosário ou Feira das Nozes, trouxeram milhares de pessoas a Gondomar e ofereceram aos visitantes um vasto leque de iniciativas.

O ponto alto da Romaria do Rosário deu-se no feriado municipal, este ano a 7 de outubro, com a tradicional Procissão em Louvor e Honra a Nossa Senhora do Rosário e aos Padroeiros S. Cosme e S. Damião. Com a saída dos andores da Igreja Matriz de Gondomar, milhares de pessoas juntaram-se perto das grades colocadas para delimitar o percurso da procissão.

Ao fundo, ouviam-se ainda alguns comerciantes que compunham a parte mais profana da romaria. A tarde foi de fé, em Gondomar, e ao final do dia o balanço revelou-se positivo para a principal celebração religiosa do concelho.

Música, dança e leitura

Concerto no Largo do Souto, 2013 / Arquivo Vivacidade

Concerto no Largo do Souto, 2013 / Arquivo Vivacidade

Como todos os anos, nesta edição houve também espaço para o já habitual Encontro de Bandas, os “Corais nas Festas” e o Concerto dos Padroeiros. Dedicados mais ao público jovem, os concertos dos “Deolinda”, “Ponto Fixo” e o “Tributo aos Queen” tornaram-se nos mais “populares” das Festas do Concelho. O lançamento do CD do grupo “Arco do Bojo”, no Auditório Municipal, deixou também a sua marca na cultura musical concelhia.

No que toca à dança, o Largo do Souto acolheu a realização do 23.º Encontro de Dança que, anualmente, junta mais de dois milhares de jovens dançarinos em representação de quatro dezenas de associações locais.
Já no ramo da literatura, a Feira do Livro trouxe autores conceituados ao recinto que apresentaram os seus livros perante o público presente.

Os nabos foram uma vez mais os donos da gastronomia nas Festas do Concelho

Apesar das nozes, da regueifa e do vinho doce terem um papel importante na Romaria do Rosário, os nabos assumiram o principal destaque no que toca à gastronomia.

A 22.ª edição do Festival Gastronómico “Hoje há Caldo de Nabos”, em inúmeros restaurantes locais, foi complementada com um desfile etnográfico, a oferta de “Caldo de Nabos para todos” e a prova e cerimónia de entrega de prémios do concurso gastronómico. Destaque também para 15.ª edição da Feira das Tasquinhas, que decorreu de 4 a 7 de outubro, no espaço do Mercado Municipal, com especialidades preparadas pelos grupos folclóricos concelhios.

Inquérito de rua

Jaime Moura, Desempregado, 43 anos- Gondomar

Jaime Moura, Desempregado, 43 anos- Gondomar

“Costumo vir aqui todos os anos porque o meu filho é escuteiro e tenho que o acompanhar. Gosto de tudo. Este ano está tudo muito parecido com os anos anteriores. A iluminação este ano é que está muito mais bonita.”

, , ,