Milhares de pessoas visitaram Festas de São Bento das Peras e São Cristóvão

Os padroeiros foram homenageados por milhares de pessoas / Foto: Direitos Reservados

Os padroeiros da Paróquia de Rio Tinto foram homenageados por milhares de pessoas, entre os dias 6 e 15 de julho. As festividades contaram com o concerto da banda Os Azeitonas e com a tradicional procissão.

Uma vasta programação pensada pela Comissão de Festas de São Bento das Peras e São Cristóvão, Junta de Freguesia de Rio Tinto e Câmara Municipal de Gondomar trouxe à cidade riotintense milhares de visitantes.

Este ano, o Parque Urbano de Rio Tinto e a comemoração dos 250 anos da Igreja Matriz de Rio Tinto [ver pg. 11] foram os principais atrativos das Grandiosas Festas em Honra de São Bento das Peras e São Cristóvão.

A igreja contou com uma iluminação especial que assinalou a efeméride, numa iniciativa patrocinada pelo Município de Gondomar, que financiou também o concerto da banda Os Azeitonas, no dia 13 de julho.

“A Câmara de Gondomar foi convidada a integrar a Comissão de Festas. Aceitamos o desafio, mas não interferimos na programação. No que diz respeito ao concerto, vem cá uma banda de renome nacional”, afirma Luís Filipe Araújo, vereador da Cultura do Município de Gondomar.

Durante as festividades, destacaram-se iniciativas como o 18.º Festival de Folclore de Rio Tinto, o 3.º Encontro Internacional de Música Popular, o Rio Tinto Magic Dance, o 3.º Rio Tinto Noite de Fados, o 3.º Rio Tinto Karaoke, os concertos dos Azeitonas e Iniciadores, a sessão de fogo de artifício e a majestosa procissão.

“A passagem do fogo de artifício para o sábado à noite foi uma aposta ganha, que provocou uma enchente nunca antes vista nestas festividades. A somar a isso, a mudança radical que se verificou nos últimos anos, com a entrada da Junta de Freguesia e da Câmara de Gondomar na Comissão de Festas, deu dimensão à celebração e prolongou os festejos”, explica Nuno Fonseca, presidente da Junta de Rio Tinto, ao nosso jornal.

Por sua vez, Avelino Soares, pároco de Rio Tinto, também faz um balanço positivo das Festas em Honra de São Bento das Peras e São Cristóvão. Ao nosso jornal, o responsável pela Paróquia salienta “a adesão dos populares” e a “chamada de atenção para as comemorações dos 250 anos da Igreja Matriz de Rio Tinto”.

, , , ,