Moradores locais descontentes com muro em risco de queda

O VivaCidade recebeu este mês uma denúncia por parte dos moradores da Rua do Patronato, em Rio Tinto, onde consta um muro em risco de queda. Os habitantes do local acusam as entidades competentes de ignorarem os pedidos da população.

A Rua do Patronato, que esta localizada ao lado do passadiço de Rio Tinto é o foco do problema, Fernando Moutinho, representante dos habitantes revelou que o que está a preocupar a população é o muro que está a cair e a falta de limpeza do terreno em causa, onde “acumula-se muito lixo e pragas”, outro problema referido é o “tamanho da rua”, visto que segundo o morador, “a rua tem pessoas de idade avançada e muitas vezes as ambulâncias não conseguem chegar até às casas em momentos de emergência sendo obrigados a recuar”.

“O terreno encontra-se cheio de animais mortos e é um perigo de incêndio”, mencionou Maria Cristina, moradora da localidade, que prossegue referindo que em 2013 realizou o primeiro contato com a Câmara Municipal de Gondomar, e o vereador da época “que nada fez”.

Outro problema apresentado são os assaltos que tem ocorrido na Rua, “os assaltantes escondem-se entre as paredes desabadas do muro e cometem o ato, ainda por cima como a rua nesta zona é escura, dificulta a visibilidade”, menciona Angelina Freitas, moradora do local.

Sobre o assunto, Nuno Fonseca, Presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto, referiu ao VivaCidade que “é apenas responsável pela notificação dos proprietários, em caso de risco de incêndio e/ou insalubridade. Sendo que, esta notificação já foi efetuada”, conclui.

Questionamos ainda o presidente da Câmara que afirmou estar disponível para fazer o alargamento do terreno. Aguarda que a Junta de Freguesia de Rio Tinto lhe faça chegar a autorização do proprietário. ■

, , ,