Multiusos de Gondomar recebe 26ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos

Jogos Nacionais Salesianos - janeiro 2019

A 26ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos vai realizar-se no Multiusos de Gondomar / Foto: Direitos Reservados

O Pavilhão Multiusos de Gondomar foi o local escolhido para acolher a 26ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. As provas terão lugar entre os dias 1 e 4 de maio.

Mais de 1700 atletas, dos 8 aos 18 anos, das várias casas salesianas nacionais vão passar pelo Multiusos de Gondomar no início do próximo mês de maio. A decisão foi anunciada no fim do mês passado, tendo sido escolhido o palco gondomarense pela Fundação Salesianos.

“Os Jogos Nacionais Salesianos (JNS) são uma iniciativa da Fundação Salesianos que se tem afirmado como uma instituição que promove e acompanha o crescimento integral dos seus jovens destinatários, servindo-se das mais diversas estratégias, entre as quais tem papel privilegiado a ocupação sadia dos tempos livres. Trata-se de uma instituição educativa de D. Bosco, fundador dos Salesianos, que via as atividades físicas não só como forma de fortalecer a saúde, mas também o espírito. Os destinatários dos JNS são crianças, adolescentes e jovens das várias escolas e obras sociais salesianas de Portugal e Cabo Verde”, afirma o padre José Cordeiro, diretor dos Salesianos do Porto, entidade organizadora da 26ª edição dos JNS.

Para lá dos valores do desporto e da prática desportiva, o evento pretende ser um convívio saudável entre todos. Os jogos nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, karaté, xadrez, ténis de mesa e natação vão acontecer em diversos equipamentos desportivos.

“O Multiusos é um espaço magnífico, mas a verdade é que é insuficiente para dar resposta a um evento desta dimensão. Para se ficar com uma ideia estão inscritas 79 equipas de futsal, 50 de basquetebol, some-se ainda a natação, o voleibol, o ténis de mesa e o xadrez. É necessário contar com a ajuda da Ala de Nun’Álvares, da piscina, das escolas, do Gondomar SC e de outros espaços. Mas Gondomar, no conjunto, reúne condições excelentes para os JNS e por isso voltarão certamente a este concelho”, acrescenta.

A 26ª edição deste evento corresponde também a uma estreia dos JNS na região Norte do País, a primeira organizada pelos Salesianos do Porto, motivo de satisfação adicional, de acordo com o padre José Cordeiro.

“É motivo de orgulho, sim, mas também uma grande responsabilidade. Em geral os Jogos são organizados pelos colégios da zona de Lisboa que têm duas vantagens: são maiores, logo têm mais recursos, e uma boa parte dos atletas vai comer e dormir a casa. Nós ainda somos pequenos comparados com eles e ainda por cima temos mais bocas para alimentar e mais camas para fazer, mas estou certo de que com o espírito que todos têm demonstrado, os Jogos Nacionais Salesianos serão um sucesso”, conclui.

, , , ,