Município apresentou reabilitações urbanas de São Pedro da Cova, Fânzeres e da Rua D. Afonso Henriques

Município apresentou reabilitações urbanas / Foto: Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Gondomar deu continuidade às apresentações públicas das Operações de Reabilitação Urbana que tem previstas nos próximos 15 anos. São Pedro da Cova, Fânzeres e a Rua D. Afonso Henriques, na Areosa, foram divulgadas este mês.

O Município de Gondomar continua a apresentar as suas propostas de Operação de Reabilitação Urbana (ORU) para as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) definidas pela autarquia. Após a apresentação, no mês passado, da ORU de São Cosme e Valbom, no dia 14 de julho, a Câmara Municipal de Gondomar deu a conhecer a intervenção que planeia concretizar em São Pedro da Cova e Fânzeres.

O projeto prevê uma reconversão e reabilitação em 200 hectares dos territórios das duas freguesias, com a particularidade do investimento público nesta ARU estar já numa fase adiantada, “de que são exemplo o arranjo urbanístico do Largo Júlio Dinis, em Fânzeres, e da intervenção em Beloi e Ramalho, em São Pedro da Cova”, recorda, em comunicado, o Município.

Desta forma, num prazo de 15 anos, esta ORU aponta a um investimento público na ordem dos 15,5 milhões de euros. A musealização dos espaços mineiros e a construção do parque urbano, em São Pedro da Cova, e a recuperação dos tanques comunitários e a requalificação do “Largo do Soldado”, em Fânzeres, são alguns dos destaques desta proposta.

Por sua vez, para a Rua D. Afonso Henriques, onde a Câmara de Gondomar quer intervir nos próximos quatro meses, é esperada a passagem para um só sentido de circulação (descendente), entre a Rua das Oliveiras e a Estrada da Circunvalação. O projeto estende-se, depois, por 1,7 quilómetros, numa parceria com a Câmara Municipal da Maia. A obra deverá começar no verão do próximo ano. O investimento inicial será de 760 mil euros. A ORU prevê ainda a plantação de árvores ao longo da via e espera ainda os contributos da população.

ARU’s já estão em discussão pública
Até 7 de agosto, a ORU de São Cosme e Valbom está em período de discussão pública. Os documentos da proposta estão disponíveis para consulta, nos dias úteis e no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Balcão Único de Atendimento.

Até 17 de agosto, a ORU de São Pedro da Cova, Fânzeres e da Rua D. Afonso Henriques também estão em fase de discussão pública.

, , , , ,
Um comentário em “Município apresentou reabilitações urbanas de São Pedro da Cova, Fânzeres e da Rua D. Afonso Henriques

Comments are closed.