Município apresentou Rota da Filigrana no Multiusos de Gondomar

O produto turístico foi apresentado no Multiusos de Gondomar / Foto: Direitos Reservados

O produto turístico foi apresentado no Multiusos de Gondomar / Foto: Direitos Reservados

A Rota da Filigrana foi apresentada no dia 20 de março durante o encerramento de mais uma edição da Ourindústria, no Multiusos de Gondomar. 

Está aberta ao público a Rota da Filigrana. O mais recente produto turístico do Município de Gondomar foi publicamente apresentado no encerramento da Ourindústria. “Trata-se de um produto turístico que quer levar os turistas às oficinas dos ourives para dar a conhecer o processo produtivo das peças. É um produto que entrou bem no ouvido das pessoas e sinto que havia necessidade de um produto deste género”, começa por dizer Carlos Brás, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar.

O projeto arranca com sete parceiros ligados ao setor da ourivesaria: CINDOR, AC Filigranas, António Marinho, ARPA, Conceição Neves, J. Monteiro de Sousa & Filhos, Lda. e Topázio.

Contudo, ressalva o vereador, a Rota é “um produto dinâmico”, aberto às candidaturas de novos parceiros. “A Rota continua aberta a todos os filigraneiros que queiram participar. É um produto dinâmico porque cada um dos parceiros tem uma realidade distinta”, afirma o autarca.

Ao Vivacidade, Carlos Brás destaca a possibilidade de acompanhar o processo produtivo dos ourives, além da oportunidade de contactar com “a verdadeira e genuína filigrana gondomarense”. “Quem vir o processo de produção vai perceber melhor o produto final e saber distinguir a filigrana artesanal de outro tipo de filigrana”, refere o vereador. Será também possível adquirir peças após as visitas.

A Rota da Filigrana está, segundo Carlos Brás, a “despertar o interesse das operadoras turísticas” que têm já agendada uma Fam Trip para o dia 12 de maio. “Os profissionais vão conhecer o nosso produto para depois poderem encaminhar-nos os turistas interessados na Rota”, conclui o autarca.

A Rota da Filigrana é um produto gerido pelo Turismo de Gondomar e tem na Casa Branca de Gramido um posto de informações, designado “welcome center”.

, ,