Município aprovou novo aumento da tarifa da água para 2019

Tarifa Água - dezembro 2018

No próximo ano os gondomarenses voltam a pagar mais pela água / Foto: Direitos Reservados

Não é a melhor notícia para acabar o ano, mas a verdade é que a fatura da água e tratamento de resíduos vai mesmo aumentar, novamente, em 2019. O executivo PS alega estar a respeitar o acordo celebrado com a concessionária, mas a oposição critica a decisão.

Muda o ano, aumenta a fatura da água. Em 2019, os gondomarenses voltam a sentir um ligeiro aumento na tarifa da água, que deverá cifrar-se nos 0,8%, face ao valor praticado em 2018.

A proposta foi aprovada em reunião privada do executivo municipal e validada com os votos favoráveis dos vereadores do PS e do vereador Valentim Loureiro. Mereceu, contudo, os votos contra da vereadora Fernanda Vieira [Valentim Loureiro], CDU e do representante da coligação PSD/CDS-PP.

“Isto não corresponde a nenhum aumento, é antes uma atualização de preços. A empresa, por força do contrato de 2001, tem direito a uma atualização anual das tarifas, de acordo com a inflação prevista. Ora, a inflação prevista para o próximo ano é de 1,6% e nós [Município] conseguimos negociar com eles [Águas de Gondomar], de forma a que seja apenas de 0,8%, ou seja, metade do que estava inicialmente previsto”, aponta Marco Martins, edil da Câmara de Gondomar.

“Se formos a analisar, os transportes públicos vão aumentar 1,14%, as portagens aumentam 1,4%, portanto isto corresponde a uma atualização muito abaixo daquilo a que a empresa teria direito”, faz notar o autarca socialista.

Em declarações ao Vivacidade, Marco Martins lamenta o acordo celebrado pelo PSD, em 2001, que “prende” o Município até 2031, por impossibilidade financeira de reverter o contrato de concessão.

“Lamento muito que a Câmara tenha que aplicar essa tarifa, mas não temos capacidade financeira para resgatar a concessão. É mais um erro do passado”, acrescenta.

A oposição, lamenta, no entanto, a aprovação deste novo aumento.

“Em Gondomar, a Câmara insiste em aumentar o custo de vida às pessoas. Foi o IMI, é a água, são as rendas da habitação social… a CDU não compactua com isso. Somos dos concelhos em que a água e serviços associados são mais caros. Qualquer serviço ligado a esta empresa é dos mais caros do país e os aumentos sucessivos representam um problema grave para os gondomarenses”, alega Daniel Vieira, vereador da CDU.

Também para Rafael Amorim, vereador da coligação de direita, o novo aumento da tarifa da água vem dar continuidade a um “aumento do custo de vida brutal nos últimos anos, em particular, após o último ato eleitoral”.

“Gostaríamos que o Conselho de Administração das Águas de Gondomar marcasse presença numa reunião do executivo municipal. Dessa forma, seria mais fácil dar resposta a algumas dúvidas que temos. O objetivo não é limitar a atuação da empresa, é perceber a atuação da empresa”, desafia o autarca social-democrata.

Note-se que na mesma reunião em que foi aprovado aumento da tarifa da água em 2019, foi também votada (e aprovada) a manutenção da taxa de tratamento de resíduos para o próximo ano.

, , ,
2 comentários em “Município aprovou novo aumento da tarifa da água para 2019

Comments are closed.