Município aprovou requalificação pedonal da Avenida da Conduta

Avenida da Conduta - janeiro 2018

O projeto deverá arrancar no final da primavera / Foto: Direitos Reservados

No dia 3 de janeiro, a Câmara Municipal de Gondomar aprovou, em reunião pública descentralizada, a beneficiação da via pedonal da Avenida da Conduta, entre Gondomar (São Cosme) e Fânzeres.

A via pedonal que liga a Rotunda do Centro Ciclista de Gondomar (São Cosme) à rotunda da Carvalha (Fânzeres) vai ser alvo de uma empreitada de requalificação inserida no programa PEDU, no valor total de 1,3 milhões de euros, acrescido de IVA. A proposta mereceu a abstenção dos vereadores da CDU e um voto contra do representante da coligação PSD/CDS-PP.

De acordo com a proposta apresentada pelo executivo socialista, a intervenção “vai beneficiar todo o lado nascente da Avenida da Conduta – já que para o lado oposto está em estudo, por parte das Águas do Douro e Paiva, a renovação de uma nova conduta – onde funcionará o principal acesso ao futuro Parque Urbano de São Cosme/Fânzeres, cujas propostas se encontram em análise”, informa a Câmara de Gondomar.

“A obra prevê a criação de uma ciclovia, bancos, pontos de abastecimento de água, iluminação adequada, árvores e um separador central ao longo da avenida, tal como já existe no percurso até à Rotunda dos Rotários. O objetivo é dar condições para a prática desportiva, como já se faz. Além disso, será um espaço complementar ao Parque Urbano que irá nascer ali. Esta obra está em fase de análises de propostas e corresponderá a um investimento municipal de 1,4 milhões de euros”, afirma o edil gondomarense, Marco Martins.

Ao Vivacidade, o autarca salienta ainda que as roullotes situadas de ambos os lados da Avenida da Conduta terão que sair daquele espaço e acrescenta que será criado um parque de estacionamento “com 300 lugares de suporte ao futuro parque urbano e ao campo do Estrelas de Fânzeres”.

O processo seguiu para o Tribunal de Contas e as obras arrancarão, segundo o Município de Gondomar, até ao final da primavera. Para financiar a operação, a Câmara de Gondomar vai recorrer ao financiamento comunitário e espera obter “cerca de 45% do investimento total”.

Recorde-se que a Avenida da Conduta foi inaugura em 1997.

, ,
2 comentários em “Município aprovou requalificação pedonal da Avenida da Conduta
  1. Se pudesse mandar uma foto do ESTADO da Rua onde Moro e não tem uma obra desdes há 15 ANOS….e pago todos os impostos … até comentava assim ….

Comments are closed.