Município cria Gabinete de Apoio ao Emigrante

Gabinete de Apoio ao Emigrante - julho 2016

José Luís Carneiro e Marco Martins homologaram o GAE / Foto: Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Gondomar criou a 1 de julho o Gabinete de Apoio ao Emigrante. O protocolo foi assinado entre a autarquia e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas.

José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, deslocou-se a Gondomar para homologar o protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Gondomar e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, que visa a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE).

O GAE vai prestar informação e apoio aos cidadãos que pretendam emigrar, que estejam emigrados e necessitem de apoio relativamente às condições e exigências dos países de acolhimento, ou que pretendam regressar e reinserirem-se na sociedade.

O documento assinado estabeleceu ainda como objetivo a cooperação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, organismo competente para promover, apoiar e facilitar o investimento em Portugal originário das comunidades portuguesas e luso-descendentes.

O GAE vai funcionar na futura “Praça do Cidadão”, espaço que vai albergar vários serviços municipais localizado no centro de Gondomar (São Cosme) em frente à Escola Secundária local.

“Este é o primeiro GAE de segunda geração”, afirmou José Luís Carneiro durante a inauguração.

, , , ,