Município cria Prémio Zulmiro de Carvalho/CMG

Prémio Zulmiro de Carvalho/CMG - julho 2016

A distinção vai premiar artistas com obra relevante na escultura / Foto: Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Gondomar anunciou a 1 de julho a criação do Prémio Zulmiro de Carvalho/CMG. A distinção visa premiar artistas com obre relevante na área da escultura.

O Prémio Zulmiro de Carvalho/CMG foi anunciado pelo Município de Gondomar a 1 de julho, no Auditório Municipal do concelho. A distinção institucionalizada por Luís Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara de Gondomar, visa distinguir artistas com obra relevante na área da escultura e vai atribuir um prémio internacional no valor de cinco mil euros.

O anúncio realizou-se após a inauguração da exposição Onda Bienal em Gondomar e contou com a participação do escultor Zulmiro de Carvalho acompanhado por Agostinho Santos, coordenador do Projeto Onda Bienal.

O Prémio Zulmiro de Carvalho/CMG é também, segundo o Município, “uma homenagem a um dos nomes maiores da cultura de Gondomar, um artista que nos orgulha de uma forma singular e que associa a delicadeza do desenho a materiais diversos, oferecendo obras escultóricas de grande monumentalidade”.

Recorde-se que Zulmiro de Carvalho nasceu na Aldeia Alegre, lugar da freguesia de Valbom, em 1940. Estudou na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, e ingressou na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP). Terminada a licenciatura foi convidado para Assistente de Escultura na ESBAP onde deu aulas até se reformar. Tem uma obra reconhecida e premiada no país e no estrangeiro, sendo uma referência da arte contemporânea nacional.

, ,