Município de Gondomar oferece manuais escolares a 5000 crianças

Câmara de Gondomar - Oferta Manuais Escolares

A decisão foi tomada pelo executivo municipal / Foto: Direitos Reservados

No dia 25 de maio, a Câmara Municipal de Gondomar implementou por unanimidade uma norma que visa o total financiamento dos manuais escolares do 1.º ciclo a todos os alunos das escolas públicas do Município, a partir do próximo ano letivo.

Dado o custo elevado dos livros, que no início de todos os anos letivos revela-se numa destabilização da economia doméstica e que se consubstancia em desigualdades entre as crianças, numa reunião da Câmara, o executivo alterou o Plano Estratégico de Ação Social Escolar (PEASE) de forma a que todos os alunos do 1º ciclo das escolas públicas do Município tenham acesso a manuais escolares gratuitos a partir do próximo ano letivo.

Esta decisão, que resulta de um compromisso eleitoral e traduz uma aspiração das associações de pais e das próprias escolas do concelho, continua a assegurar os auxílios económicos para material escolar necessário ao desenvolvimento das atividades curriculares para os alunos carenciados.

Com vista a garantir a igualdade de oportunidades de acesso a sucesso escolares a todos os alunos que estão atualmente inseridos no PEASE, este plano abrange cerca de 5000 crianças do ensino público.

, ,