Município divulga programa para as Festas do Concelho 2015

Procissão Rosário - 2014

A Grandiosa Procissão é um dos momentos altos das Festas do Concelho / Foto: Arquivo Vivacidade

O concerto do músico Pedro Abrunhosa, o regresso da Feira das Tasquinhas, a estreia do Merend’Ouro no Monte Crasto e as iniciativas profanas e culturais vão marcar as Festas do Concelho 2015, que vão realizar-se de 5 de setembro a 11 de outubro.

O programa das Festas do Concelho foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública da Câmara de Gondomar desta quarta-feira, em Valbom, na Junta de Freguesia da União de Freguesias de Gondomar (S. Cosme), Valbom e Jovim.

Em destaque estão iniciativas como o concerto do músico portuense Pedro Abrunhosa, a 2 de outubro, no Multiusos de Gondomar, a XVI Feira das Tasquinhas (a prolongar-se por dois fins de semana), o I Merend’Ouro e Degustação de Caldo de Nabos, nos dias 12 e 13 de outubro, no Monte Crasto, a I Mostra de Artesanato D’Ouro, entre os dias 24 e 27 de setembro, no Largo do Souto, e o I Encontro de Tunas – Tunas na Festa, a 10 de outubro, do Largo do Souto.

As Festas do Concelho, consideradas pelo Município “um elemento decisivo da marca identitária enquanto comunidade local” estão orçamentadas em 161 mil euros, valor que inclui a atribuição de subsídios às instituições responsáveis por organizar iniciativas inseridas no programa.

A par das iniciativas organizadas pela Câmara Municipal de Gondomar há também várias iniciativas de caráter lúdico e profano. A Confraria de São Cosme, São Damião e Nossa Senhora do Rosário tem agendadas várias atividades, como, por exemplo, o Concerto dos Padroeiros, a 24 de setembro, na Igreja Matriz de Gondomar, o Dia dos Padroeiros S. Cosme e S. Damião, a 26 de setembro, na Igreja Matriz de Gondomar, o Despique de Bandas, a 3 de outubro, no Largo do Souto, e a Grandiosa Procissão de Louvor e Honra a Nossa Senhora do Rosário e aos Padroeiros S. Cosme e S. Damião, a 5 de outubro.

Recorde-se que a II Noite Branca de Gondomar marca o arranque das Festas do Concelho em Gondomar. A iniciativa está marcada para este sábado e tem início pelas 19h, nas principais ruas de S. Cosme.

Programa:

II Noite Branca de Gondomar – 5 de setembro;

I Merend’Ouro e Degustação Caldo de Nabos – dias 12 e 13 de setembro, no Monte Crasto

XXVI Encontro de Dança – dias 18, 19 e 20 de setembro, no Largo do Souto

I Mostra de Artesanato D’Ouro – dias 24, 25, 26 e 27 de setembro, Largo do Souto

XVI Feira das Tasquinhas – 1.º Fim de semana – dias 2 a 5 de outubro, Mercado Municipal de S. Cosme

Concerto Pedro Abrunhosa [entrada livre] – 2 de outubro, Multiusos de Gondomar

XVI Feira das Tasquinhas – 2.º Fim de semana – dias 9 a 11 de outubro, Mercado Municipal de S. Cosme

I Encontro de Tunas – Tunas na Festa – 10 de outubro, Largo do Souto

, , , , ,
3 comentários em “Município divulga programa para as Festas do Concelho 2015

Comments are closed.