Munícipio e Lipor promovem ação conjunta de sensibilização para a reciclagem

Consumo Sustentável da Lipor

José Fernando Moreira entregou os ‘eco-bags’ / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Câmara Municipal de Gondomar e a Lipor estão a promover, em conjunto, ações de sensibilização para a importância da reciclagem nas infraestruturas do Município. O Vivacidade acompanhou a campanha “Vamos começar pela nossa casa” nos Paços do Concelho.

De 10 de novembro a 3 de dezembro, as infraestruturas da Câmara de Gondomar recebem várias ações de sensibilização para a importância da reciclagem. O projeto conta com o envolvimento da Lipor e é promovido pelo Município que quer dar “o incentivo aos gondomarenses”, segundo José Fernando Moreira, vereador do Ambiente da Câmara de Gondomar.

“Estamos a trabalhar em conjunto com a Lipor no cumprimento das metas do PERSU 2020. Em Gondomar havia um grande trabalho a ser feito e da parte do Município não existiam campanhas de sensibilização”, começa por lamentar o autarca que percorreu, a 12 de novembro, gabinetes e departamentos do edifício da Câmara de Gondomar para entregar ‘eco-bags’, os sacos de reciclagem da Lipor.

A ação inserida na iniciativa “Vamos começar pela nossa casa” integra o conjunto de campanhas da Lipor para o “Consumo Sustentável”.

“Esta campanha foi uma motivação extra que quisemos dar. Nesta iniciativa vamos passar por todos os edifícios da autarquia e vamos retirar todos os cestos com sacos pretos colocados em gabinetes e corredores técnicos. Em alternativa vamos colocar em cada corredor técnico e gabinete um mini ‘eco-bag’ onde as pessoas podem colocar o seu fluxo separado”, explica José Fernando Moreira ao Vivacidade.

A campanha vai passar ainda pelo Parque Tecnológico de Gondomar, Mercado de S. Cosme, Biblioteca Municipal e Centro Cultural de Rio Tinto, entre outros espaços da autarquia.

Concurso “Quanto + separas + ganhas” nas escolas

A Câmara Municipal de Gondomar promove, este ano letivo, o concurso escolar “Quanto + separas + ganhas”. A competição aberta a todas as escolas do concelho tem como objetivo aumentar a quantidade de papel, cartão e embalagens tetra-pack, plástico e metal, separadas na escola para reciclagem e criar hábitos de separação de resíduos na escola e em casa. O concurso prolonga-se até 27 de maio de 2016.

Está prevista a atribuição de prémios pela empresa Rede Ambiente às cinco escolas que obtiverem o melhor resultado.

“Em janeiro o concurso vai alargar-se às IPSS do concelho e vamos ainda criar mais circuitos de recolha porta-a-porta”, adiantou o vereador do Ambiente.

, ,