Município passa a dispor de sete Unidades Locais de Proteção Civil

Unidades Locais de Proteção Civil 2015

A decisão foi tomada esta quinta-feira / Foto: DR

A Comissão Municipal de Proteção Civil determinou, esta quinta-feira, a criação de sete Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC).

A decisão torna Gondomar o único concelho do País a dispor de ULPC em todos os territórios, freguesias ou uniões de freguesias.

“Cada ULPC (Baguim do Monte, Covelo e Foz do Sousa, Fânzeres e São Pedro da Cova, Gondomar (São Cosme), Valbom e Jovim, Lomba, Melres e Medas, e Rio Tinto) é presidida pelo respetivo de Junta”, pode ler-se no comunicado da Câmara Municipal de Gondomar.

“Assim, as ULPC têm competências atribuídas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e devem, entre outras tarefas, executar a política municipal de proteção civil (prevenção, preparação, resposta e recuperação de acidentes graves ou catástrofes, promover a proteção e socorro das populações, dos bens e do património do seu território), prevenir os riscos coletivos e a ocorrência de acidentes graves ou catástrofe deles resultantes, socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo, e proteger bens e valores culturais, ambientais e de elevado interesse público”, conclui a nota enviada à imprensa.

, , , , , , , , , , ,