Município procura alternativa ao glifosato

Gondomar está a procurar uma alternativa ao herbicida em utilização / Foto: Direitos Reservados

Gondomar está a procurar uma alternativa ao herbicida em utilização / Foto: Direitos Reservados

A Câmara Municipal de Gondomar está à procura de um herbicida alternativo ao que é atualmente utilizado pela empresa Rede Ambiente. A medida surge após a polémica utilização do glifosato.

O glifosato, um herbicida que a Organização Mundial de Saúde identificou como uma substância “provavelmente cancerígena”, é utilizado pela esmagadora maioria das autarquias. A notícia avançada pelo “Diário de Notícias” a 1 de maio, após um inquérito realizado pelo Bloco de Esquerda, deu conta de 89 municípios que utilizam o herbicida, entre eles Gondomar.

Ao Vivacidade, José Fernando Moreira, vereador do Ambiente, justifica a aplicação do herbicida pela “ruralidade do Alto Concelho”. “Em Gondomar temos freguesias muito rurais que são férteis no crescimento rápido de ervas daninhas. Uma das formas que encontramos para combater com eficácia esses infestantes foi através da utilização de um herbicida que contém glifosato. Contudo, nos últimos dias levantou-se uma polémica nacional que alerta para a perigosidade dessa substância e isso preocupou-nos. Assim sendo, vamos diminuir a utilização desse herbicida ao mínimo possível e estamos já a procurar alternativas mais ecológicas que não ponham em causa a saúde das pessoas e dos animais”, esclareceu o vereador da Câmara de Gondomar.

Em 2014, o Município aplicou quatro mil litros de herbicida e, em 2015, reduziu a utilização da substância para os 2500 litros.

, ,
Um comentário em “Município procura alternativa ao glifosato
  1. Nos ultimos Anos com esta Autarquia no Alto concelho com esta politica os ovinos deixaram de poder comer junto as bermas das estradas ou morreram as abelhas …

Comments are closed.