Município quer certificar “Filigrana de Gondomar”

Coração de Ouro Filigrana

O processo de certificação está em andamento / Foto: DR

A Câmara Municipal de Gondomar aprovou por unanimidade, a 23 de dezembro, a certificação da “Filigrana de Gondomar”.

O Município de Gondomar iniciou, na última reunião do ano da autarquia, o processo de certificação da “Filigrana de Gondomar”. A medida visa a projeção nacional e internacional do produto gondomarense e procura dar mais credibilidade aos ourives e filigraneiros do concelho perante os consumidores, bem como o reconhecimento público de Gondomar enquanto capital da ourivesaria.

Segundo comunicado da autarquia, “a proposta e despesa agora aprovadas destinam-se à elaboração de um caderno de especificações, a organizar o processo propriamente dito, bem como ao acompanhamento dos artesãos e do produto”.

“Gondomar é um território conhecido pela ourivesaria, já que boa parte da sua história assenta na relação estabelecida entre homem, oficina e ouro. Esta herança continua a vigorar com força no Município e exemplo disso é o facto de no ranking das oito maiores empresas portuguesas de joalharia e ourivesaria cinco serem gondomarenses. A ourivesaria regista cerca de 60% da produção nacional”, acrescenta a nota informativa do Município.

, , , ,