Município recuperou 50 parques infantis

Inauguração Parque Infantil do Largo do Souto - março 2017

O Parque Infantil do Largo do Souto foi 0 50ª a ser inaugurado / Foto: Pedro Santos Ferreira

A Câmara Municipal de Gondomar reabriu, a 11 de março, o Parque Infantil do Largo do Souto, em Gondomar (São Cosme). Este foi o 50.º parque infantil colocado ao serviço da população no decorrer deste mandato.

Desde 2013, o Município de Gondomar já interviu e recuperou 50 parques infantis, em todas as freguesias do concelho, num investimento de cerca de 470 mil euros, que poderá ascender aos 900 mil euros no final da operação.

O Parque Infantil do Largo do Souto é o mais recente equipamento deste género a ser colocado ao dispor dos mais novos. “Esta reabertura simbólica realiza-se precisamente no centro do concelho. Recordo que este processo teve início em 2013, após um levantamento rigoroso dos 75 parques infantis que existem no concelho. A necessidade de intervenção que detetamos foi na ordem dos 900 mil euros e tivemos que intervir de forma faseada, numa operação totalmente financiada pela autarquia”, afirmou Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

Atualmente, todas as freguesias do concelhos têm pelo menos um parque infantil disponível, contudo, ao longo da intervenção/recuperação de parques infantis o Município encerrou 10 equipamentos por deterioração.

“Os equipamentos que decidimos encerrar não reuniam as condições mínimas de segurança, condição de que não abdicamos. Estes parques são essenciais para as crianças de Gondomar e sinónimo de qualidade de vida. Até ao final do ano contamos intervir em mais 15 equipamentos”, referiu o autarca, que apelou ainda à “preservação dos equipamentos face aos sucessivos atos de vandalismo”.

Refira-se que neste momento estão ainda a ser intervencionados outros três equipamentos. Até ao final do ano serão recuperadas mais 15 infraestruturas, num total de 90 parques infantis espalhados pelo concelho.

, , , ,