Museu do Carro Elétrico assinalou centenário da linha de São Pedro da Cova

Desfile Carro Elétrico - maio 2018

A zorra voltou à rua no desfile anual do Museu do Carro Elétrico / Foto: Direitos Reservados

No dia 5 de maio, o Museu do Carro Elétrico assinalou o centenário da abertura da linha de carro elétrico do Porto às minas de São Pedro da Cova. No desfile destacou-se a presença da zorra.

O Museu do Carro Elétrico voltou à rua para assinalar, este ano, o centenário da abertura do percurso do carro elétrico de Porto até às minas de São Pedro da Cova.

A efeméride foi evocada a 5 de maio e contou com um desfile de 12 carros elétricos, passando pelo Infante – Museu do Carro Elétrico – Passeio Alegre, com regresso ao Museu.

Recorde-se que a linha de carro elétrico do Porto às minas de São Pedro da Cova permitiu manter a produção energética na antiga Central Termoelétrica de Massarelos graças às “zorras”, carro elétrico destinado ao transporte de carga. Durante a Primeira Guerra Mundial o consumo de carvão nacional aumentou exponencialmente dado o corte de fornecimento do carvão inglês. As zorras da Companhia Carris de Ferro do Porto viram assim aumentada a sua atividade.

Ao Vivacidade, Pedro Miguel Vieira, presidente da União das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, mostrou-se orgulhoso pelo convite endereçado à autarquia para dinamizar o desfile.

“Levamos um conjunto de seniores para o Museu do Carro Elétrico e protagonizamos um trabalho cénico relativo às minas e aos mineiros. É sempre relevante assinalar uma data redonda de um dos símbolos da nossa freguesia”, acrescenta o autarca.

A iniciativa contou também com a presença de Marco Martins, presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

, , , ,