Museu Mineiro inaugurou exposição ‘As Aventuras de Júpiter’

O utensílio romano vai estar em destaque na exposição / Direitos Reservados

O utensílio romano vai estar em destaque na exposição / Direitos Reservados

No dia 10 de maio, o Templo Capitolino de Sbeitla abriu as portas à inauguração da exposição ‘As Aventuras de Júpiter’, do Museu da Lucerna de Castro Verde.

‘Júpiter’ está em S. Pedro da Cova e abriu portas aos curiosos até 31 de julho. A figura central da exposição é o ponto de partida para abordar temas como as lendas fundacionais de Roma e a expansão do Império Romano, sob a égide do Pai dos Deuses.

A exposição do Museu da Lucerna de Castro Verde, detentor da maior coleção de lucernas romanas provenientes do mesmo local arqueológico em todo o mundo, baseia-se nas interpretações iconográficas de alguns exemplares de lucernas romanas de temática mitológica, provenientes de Santa Bárbara dos Padrões.

A par da exposição, também será possível observar uma lucerna em funcionamento. O Museu Mineiro preparou ainda uma atividade didática para o público escolar, que visa explorar a temática mitológica da exposição.

As centenas de lucernas foram descobertas em Santa Bárbara de Padrões, em Castro Verde, e remontam ao século I.

O que é uma lucerna?
Utensílios romanos de iluminação, que utilizavam o azeite como combustível e que apresentam decorações dos mais variados motivos.

,