Músicos defendem património industrial de São Pedro da Cova

As bandas atuam junto ao Cavalete de S. Vicente / Foto: Pedro Santos Ferreira

As bandas atuam junto ao Cavalete de S. Vicente / Foto: Pedro Santos Ferreira

Cinco bandas vão unir-se para um concerto de homenagem aos antigos trabalhadores das minas de carvão de São Pedro da Cova. O concerto realiza-se a 23 de abril, junto ao Cavalete do Poço de São Vicente. 

Quarenta anos após o encerramento da exploração mineira de carvão em São Pedro da Cova, a memória e o património industrial são as marcas históricas deixadas na freguesia. Há cada vez menos mineiros para recordar as histórias e o Cavalete do Poço de São Vicente e o antigo complexo mineiro de São Pedro da Cova, classificados como Monumento de Interesse Público, continuam sem um projeto que torne possível a criação de um espaço museológico naquela zona histórica.

Assim, a 23 de abril, pelas 21h30, junto ao Cavalete do Poço de São Vicente, em São Pedro da Cova, cinco bandas de música reúnem-se para dar um concerto que visa uma homenagem aos antigos trabalhadores das minas de carvão da freguesia, bem como alertar para a necessidade urgente de proteger e recuperar o património industrial de São Pedro da Cova.

A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Vão atuar as bandas “Os Stukas”, “Domingos & Samorais”, “Super Pock”, “Comer Tatu é Bom”, “Sleep Walkers” e está prevista uma atuação final em conjunto.

 

, , , ,