“Nenúfar” venceu 33.º Concurso de Quadras ao São Pedro

Entrega de prémios Quadras a São Pedro - julho 2016

A cerimónia teve lugar no auditório da Junta de São Pedro da Cova / Foto: Pedro Santos Ferreira

A entrega de prémios do 33.º Concurso de Quadras Populares ao São Pedro realizou-se no dia 2 de julho, no auditório da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova.

“Ó São Pedro! A nossa sorte/ Anda na rusga a bailar/ É como um balão sem norte/ Não sabe onde vai parar”. A quadra popular ao São Pedro do pseudónimo “Nenúfar” foi eleita vencedora do 33.º concurso de Quadras Populares ao São Pedro, iniciativa promovida pela União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

No início deste mês realizou-se a entrega de prémios do concurso, no salão nobre da Junta de Freguesia de São Pedro da Cova, após a apreciação dos 445 trabalhos entregues, dos quais 398 pertenciam à categoria de adultos e 47 à categoria sub-18, num total de 94 autores, dos quais 14 apresentaram-se pela primeira vez a concurso.

O júri constituído por Clarinda Moreira, Ivone Sousa e Jerónima Santos, decidiu atribuir os três primeiros prémios à categoria adulto, o primeiro prémio à categoria sub-18 e sete menções honrosas, tendo lamentado “a fraca adesão das camadas mais jovens a este tipo de iniciativas culturais”, dado que, segundo os elementos do júri “leva a pensar na necessidade de criar formas e processos de incentivo mais apelativos”.

Por sua vez, na categoria adulto, o júri registou “a boa qualidade de muitos dos trabalhos apresentados a concurso”.

“Esta é a mais importante iniciativa relacionada com a quadra popular em Gondomar”
Em discurso na cerimónia de entrega de prémios, Daniel Vieira, presidente da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, mostrou-se satisfeito com a participação registada na 33ª edição do concurso. “Esta é a mais importante iniciativa relacionada com a quadra popular em Gondomar. Temos procurado melhorar o concurso e este ano ficou provado que esta iniciativa está viva e recomenda-se”, afirmou o autarca.

Também José Fernando Moreira, vereador da Câmara Municipal de Gondomar, manifestou o apoio da autarquia à iniciativa. “São Pedro da Cova é das poucas freguesias que mantém a aposta neste tipo de iniciativas ligada às quadras a São Pedro. É uma prova de resistência da cultura e da participação popular”, referiu o vereador.

Quadra popular vencedora da 33ª edição do concurso:
Nenúfar:
“Ó São Pedro! A nossa sorte
Anda na rusga a bailar.
É como um balão sem norte
Não sabe onde vai parar.”

, , , ,