“Neste Natal Compre + Local” dinamiza comércio tradicional gondomarense

Carlos Brás - dezembro 2016

Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo / Foto: Arquivo Vivacidade

Comerciantes aprovam iniciativa da Câmara Municipal de Gondomar

A Câmara Municipal de Gondomar iniciou, no dia 1 de dezembro, a terceira edição da campanha “Neste Natal Compre + Local”. A iniciativa visa fomentar o comércio local na época natalícia e tem o intuito de promover, revitalizar e dinamizar o comércio do concelho.

Está em vigor a campanha “Neste Natal Compre + Local”, iniciativa do Município de Gondomar, que prevê a revitalização do comércio tradicional do concelho através da mobilização dos comerciantes e promoção de hábitos de consumo locais. A medida entrou em vigor no início deste mês e irá prolongar-se até ao dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Ao Vivacidade, Carlos Brás, vereador do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo da Câmara de Gondomar, faz um balanço “muito positivo” dos primeiros dias da campanha em vigor.

“Os objetivos estão a ser cumpridos integralmente. Temos registado um entusiasmo crescente dos comerciantes e continuamos a registar novos pedidos de adesão, o que significa que os comerciantes têm manifestado interesse em participar”, afirma o autarca.

Segundo Carlos Brás, o Município “tem procurado a reforçar a aposta em prémios e experiências produzidas no concelho”. “O objetivo passa por melhorar a campanha anualmente. Todos os anos procuramos corrigir eventuais imperfeições, tendo em conta as sugestões deixadas pelos aderentes às edições anteriores”, acrescenta o vereador do Município de Gondomar.

O “Neste Natal Compre + Local” traz, este ano, uma novidade para os comerciantes. Os três estabelecimentos mais participativos na campanha serão também premiados pelo Município.

Questionado sobre o impacto da campanha no comércio tradicional do concelho, o autarca considera que os empresários “ficam extremamente satisfeitos quando sai um prémio nos seus estabelecimentos comerciais” e reconhece o “empenho dos comerciantes no embelezar das suas montras”.

Para ter acesso à campanha os consumidores devem efetuar compras nos estabelecimentos aderentes, em montante igual ou superior a 24 euros. Por cada múltiplo de 24 euros, o estabelecimento procede à entrega de um cupão de Natal que o cliente deverá conservar, anexando as faturas ou talões de compra que lhe deram origem.

O levantamento da oferta pode ser feito na loja aderente na qual foi efetuada a compra ou no edifício Gondomar GoldPark, mediante entrega do cupão premiado e respetivo comprovativo de compra.

O sorteio das 10 primeiras ofertas, consideradas ofertas “premium”, vai realizar-se no dia 10 de fevereiro, no salão nobre da Câmara Municipal de Gondomar.

No total, o Município prevê a atribuição de mais de 900 prémios a todos os consumidores que efetuarem compras nos estabelecimentos aderentes.

Comerciantes aprovam iniciativa
A iniciativa “Neste Natal Compre + Local” tem merecido a aprovação dos mais de 800 estabelecimentos aderentes. O Vivacidade questionou quatro comerciantes que participam na campanha, desde 2013, e a satisfação foi unânime.

Rosa Santos, sócia-gerente da “Rosalar Electrodomésticos”, em São Pedro da Cova, considera a campanha uma “ótima medida para fixar os consumidores no comércio tradicional e trazer pessoas de fora do concelho a Gondomar”.

“Esta campanha é mais um prémio para os nossos clientes. Queremos associar-nos ao Município porque fazemos parte do comércio tradicional gondomarense e temos orgulho nisso”, afirma a proprietária do estabelecimento de electrodomésticos.

Em Gondomar (São Cosme), Dina Dias, responsável pela “Lojinha D’Avenida”, também aprova a campanha “Neste Natal Compre + Local”, que considera positiva “para as pessoas que preferem fazer compras no comércio local em vez das grandes superfícies comerciais”.

A par das ofertas e dos cupões atribuídos pelo Município, todas os estabelecimentos comerciais dispõem de alcatifa para colocação no piso exterior da entrada das lojas e iluminação alusiva à época natalícia.

“A iluminação e a alcatifa instalada pela autarquia também confere mais visibilidade ao nosso espaço comercial. Tudo isso faz-nos sentir mais o Natal”, acrescenta Dina Dias.

Já Hernani Bessa, proprietário da loja “Hernani Bessa”, em Rio Tinto, admite que a iniciativa “foi das melhores coisas que a Câmara de Gondomar podia ter feito”. O empresário só vê benefícios na campanha de promoção ao comércio tradicional.

“Fico contente por ver o Município mais atento ao comércio local. O cliente sai beneficiado com esta medida”, admite o comerciante.

Em Baguim do Monte, na Tentação das Bifanas, João Silva, sócio-gerente, valoriza a campanha. “Fazer parte desta iniciativa é importante para nós e para os nossos consumidores. Considero uma boa medida para o concelho e para a dinâmica do comércio local”, conclui o empresário.

Misses dão a cara pela campanha
Cristiana Viana, Miss Portuguesa 2016, e Diana Santos, 2ª dama de honor da Miss Portuguesa 2016, ambas gondomarenses, dão a cara pela imagem da campanha “Neste Natal Compre + Local”.

“Decidimos apostar na promoção da campanha com recursos humanos naturais do concelho. Julgo que essa aposta na mudança de imagem foi muito positiva”, reitera Carlos Brás, em entrevista ao nosso jornal.

, , ,