Newton’s Laws Championship trouxe desportos de inércia a Baguim do Monte

Campeonato de Desportos de Inércia

Campeonato de Desportos de Inércia

Baguim do Monte recebeu, a 23 de maio, o Campeonato de Desportos de Inércia. A Grande Corrida de Carros Artesanais Não Poluentes – que já vai na sua décima edição – teve este ano contornos diferentes, integrando o Newton’s Laws Championship, organizado pelo Clube Casa D’Aldeia e pela Junta de Freguesia de Baguim do Monte, e juntando cerca de 45 pilotos.

A dificuldade da pista está acima da média nacional, dizem os participantes, que se queixam também das condições do piso nesta prova da Quinta da Missilva.

Augusto Silva preside o Clube Casa D’Aldeia, de Vila Nova de Gaia, que, em parceria com o Clube de Sanguedo (Santa Maria da Feira) e a Turma dos Melhores (Sever do Vouga), se juntou para organizar este campeonato de nível nacional. “Esta pista faz parte desse conjunto de provas e já é habitual organizar-se aqui esta prova. Fomos contactados pela Junta de Baguim do Monte no sentido de realizar aqui uma prova do campeonato e viemos ver as condições, achamos a pista fantástica e decidimos inseri-la no Newton’s Law Championship, que é um campeonato de desportos de inércia”, explica. “Temos várias categorias em competição, não é só o carro de rolamentos tradicional”, acrescenta Augusto, que admite que apesar da pista reunir “as condições mínimas para a realização da prova, o piso não é o ideal porque tem muitos remendos”.

“Têm-nos dito que esta pista é curta mas que é uma das mais difíceis do campeonato graças à curva e contracurva do início da prova. Já chegaram a chamar esta pista como a pista do Mónaco, em comparação com a Fórmula 1”, explica também ao Vivacidade Nuno Coelho, presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte. “Este campeonato nacional é mais focado na zona Norte mas tem provas por todo o país. Esta organização faz tudo na prova, o nosso único trabalho foi de apoio logístico, alimentação e manutenção de segurança com as entidades competentes e unidades de socorro”, acrescenta o autarca.

De Santo Tirso para Baguim do Monte veio Carlos Vieira, piloto de carros de borracha. “Participo nesta prova há três anos. Eu participava na categoria de rolamentos e agora também participo na categoria de carros de borracha. No ano passado não existia esta categoria. A prova é impecável, exceto pelo piso. A Câmara de Gondomar já devia ter resolvido este problema. Este desporto está em evolução”, comenta o piloto.

O Newton’s Law Championship regressa para o ano a Baguim do Monte.

, , , ,